Notícia no detalhe
Doutor Chicão reforça a União em reunião em Rio das Ostras
Pregando a união entre os municípios produtores de petróleo, o vice-Prefeito Doutor Chicão representou a prefeita e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) durante reunião realizada em Rio das Ostras nesta sexta-feira (5). O objetivo do encontro foi apresentar à população as graves perdas que os municípios sofrerão, caso seja aprovada a emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro, que prevê a redistribuição dos royalties para todos os municípios do Brasil. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, onde prefeitos da região foram recebidos pelo Prefeito Carlos Augusto Balthazar.
A reunião foi aberta com palestra da secretária de Planejamento, Rosemarie da Silva Teixeira, que falou sobre as perdas que o município terá com a possível aprovação da emenda. Durante a reunião, o deputado estadual Alcebíades Sabino lembrou que, na próxima sexta-feira, às 15h, haverá manifestação nas escadarias da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Doutor Chicão falou da grande manifestação realizada na quinta-feira (4), em Campos, que reuniu mais de 40 mil pessoas na Praça São Salvador, destacando a união para que todos os municípios saiam vitoriosos. “A Prefeita Rosinha, como líder da Ompetro, acredita na união de todos para que sejamos vitoriosos nesta luta. Precisamos nos unir, porque a aprovação desta emenda será um caos, porque representa falta de de investimentos na saúde, na educação, no saneamento e em toda estrutura do município”, disse.
- Mais de 40 mil pessoas participaram do ato, uma multidão que, há 10 anos, não víamos reunida. Toda sociedade civil participou do evento em praça pública, de uma luta apartidária, onde todos puderam falar. É preciso que todos se unam e tenham consciência desta catástrofe que está para acontecer. As pessoas têm que entender que o que estão querendo fazer é mexer nos royalties do pós-sal, ou seja, nos royalties que recebemos hoje e, não, no pré-sal, como muitas pessoas estão pensando - acrescentou.
Ele lembrou, ainda, que uma prova de que a emenda é inconstitucional e que os royalties não pertencem à União é que a aplicação dos recursos é fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, não, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O prefeito de Rio das Ostras também reforçou as perdas que o município terá com a emenda. “Caso haja a divisão proposta pela emenda do deputado eleito pelo Rio Grande do Sul, teremos perdas em todas as áreas, já que a redução será de mais de 90% na arrecadação em nossa região”, disse o prefeito. Também estiveram presentes os prefeitos de Casimiro de Abreu (Antônio Marcos), Carapebus (Amaro Fernandes), Macaé (Riverton Mussi) e de Búzios (Mirinho Braga).
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 11:52:17 FortaleSER promove ação do Maio Laranja na BR 101, com apoio da PRF
- 19/05/2025 11:03:26 Espaço da Oportunidade com 338 vagas de emprego nesta semana
- 19/05/2025 10:06:04 Procon Campos já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a Enel neste ano
- 19/05/2025 09:16:40 Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
- 19/05/2025 09:05:24 Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
FortaleSER promove ação do Maio Laranja na BR 101, com apoio da PRF
1905 11h03Espaço da Oportunidade com 338 vagas de emprego nesta semana
1905 10h06Procon Campos já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a Enel neste ano
1905 09h16Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
1905 09h05Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa