Notícia no detalhe
Doutor Chicão reforça a União em reunião em Rio das Ostras
Pregando a união entre os municípios produtores de petróleo, o vice-Prefeito Doutor Chicão representou a prefeita e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) durante reunião realizada em Rio das Ostras nesta sexta-feira (5). O objetivo do encontro foi apresentar à população as graves perdas que os municípios sofrerão, caso seja aprovada a emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro, que prevê a redistribuição dos royalties para todos os municípios do Brasil. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, onde prefeitos da região foram recebidos pelo Prefeito Carlos Augusto Balthazar.
A reunião foi aberta com palestra da secretária de Planejamento, Rosemarie da Silva Teixeira, que falou sobre as perdas que o município terá com a possível aprovação da emenda. Durante a reunião, o deputado estadual Alcebíades Sabino lembrou que, na próxima sexta-feira, às 15h, haverá manifestação nas escadarias da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Doutor Chicão falou da grande manifestação realizada na quinta-feira (4), em Campos, que reuniu mais de 40 mil pessoas na Praça São Salvador, destacando a união para que todos os municípios saiam vitoriosos. “A Prefeita Rosinha, como líder da Ompetro, acredita na união de todos para que sejamos vitoriosos nesta luta. Precisamos nos unir, porque a aprovação desta emenda será um caos, porque representa falta de de investimentos na saúde, na educação, no saneamento e em toda estrutura do município”, disse.
- Mais de 40 mil pessoas participaram do ato, uma multidão que, há 10 anos, não víamos reunida. Toda sociedade civil participou do evento em praça pública, de uma luta apartidária, onde todos puderam falar. É preciso que todos se unam e tenham consciência desta catástrofe que está para acontecer. As pessoas têm que entender que o que estão querendo fazer é mexer nos royalties do pós-sal, ou seja, nos royalties que recebemos hoje e, não, no pré-sal, como muitas pessoas estão pensando - acrescentou.
Ele lembrou, ainda, que uma prova de que a emenda é inconstitucional e que os royalties não pertencem à União é que a aplicação dos recursos é fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, não, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O prefeito de Rio das Ostras também reforçou as perdas que o município terá com a emenda. “Caso haja a divisão proposta pela emenda do deputado eleito pelo Rio Grande do Sul, teremos perdas em todas as áreas, já que a redução será de mais de 90% na arrecadação em nossa região”, disse o prefeito. Também estiveram presentes os prefeitos de Casimiro de Abreu (Antônio Marcos), Carapebus (Amaro Fernandes), Macaé (Riverton Mussi) e de Búzios (Mirinho Braga).
Últimas Notícias adicionadas
- 19/09/2025 14:31:38 Campos celebra o Dia da Árvore com programação especial de atividades ambientais
- 19/09/2025 14:31:20 Hospital Ferreira Machado destaca atuação da ortopedia no Dia do Ortopedista
- 19/09/2025 14:25:40 Campos atinge conceito de "boa gestão" em levantamento da Firjan
- 19/09/2025 11:57:16 Premiação do Partilha de Saberes celebrou práticas inovadoras na alfabetização
- 19/09/2025 11:06:19 Seminário Setembro Verde discute inclusão de pessoas com deficiência
Campos celebra o Dia da Árvore com programação especial de atividades ambientais
1909 14h31Hospital Ferreira Machado destaca atuação da ortopedia no Dia do Ortopedista
1909 14h25Campos atinge conceito de "boa gestão" em levantamento da Firjan
1909 11h57Premiação do Partilha de Saberes celebrou práticas inovadoras na alfabetização
1909 11h06Seminário Setembro Verde discute inclusão de pessoas com deficiência
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles