Foi realizada nesta sexta-feira (20) a formatura da primeira turma do 1º Curso de Armamento e Tiro para o porte funcional da Guarda Civil Municipal (GCM). Os certificados foram entregues pelo prefeito Wladimir Garotinho, durante a solenidade que aconteceu na sede administrativa da GCM. Ao todo, 23 guardas se formaram. Na ocasião, também foram entregues seis novas motocicletas e outros equipamentos que auxiliarão no reforço da segurança pública de Campos.

“A legislação federal garante que as guardas municipais podem, sim, se transformar em polícia municipal e trabalhar no trabalho ostensivo, no patrulhamento e também na proximidade com o cidadão. Então, estamos aqui dando a nossa contribuição. É um sonho da corporação. Eu estou vendo o sorriso estampado no rosto dos agentes. Nessa primeira turma são 23 agentes formados, mas vamos dar sequência formando novos agentes, e o Poder Público Municipal contribuir na segurança pública e em melhor qualidade de vida da cidade de Campos”, declarou o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira.
O comandante da GCM, Wellington Levino, integrou a primeira turma formada e destacou que Campos é o primeiro município da região a estar armada.
“Aqui na nossa região Campos é o primeiro município a poder portar a arma de fogo. No país, nós somos a terceira guarda municipal que vai estar com o novo regramento da IN (instrução normativa) 310, da Polícia Federal. Então, para nós, foi um grande avanço, uma grande conquista e um desafio. Esse desafio foi prazeroso, porque nós vencemos”, afirmou.
Oradora da primeira turma, a guarda civil Priscilla Ribeiro destacou a conquista de ser uma das três mulheres que concluíram o curso.

“Por trás de toda a conquista, tem muito trabalho, tem muito empenho. Vivemos um momento de transformações, quebra de paradigmas. Porque não é apenas chegar e armar a instituição. É toda uma mudança de cultura, é todo um treinamento e uma capacitação que não é simples. A arma de fogo está diretamente ligada à proteção da vida. O bem maior que nós temos é a vida. E a arma de fogo, ela está aqui não para ser usada como instrumento de poder. Ela está aqui para ser usada como instrumento também de prevenção e de cuidado na vida do ser humano”, comentou.
O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Rodrigo Ibiapina, ressaltou que o armamento da Guarda representa um reforço na sensação de segurança da população.
“É um processo criterioso, detalhado, complexo, trabalhoso, e que vai, obviamente, com todo esse aspecto, trazer mais qualidade, dando habilitações aos agentes. O porte de arma vai fazer com que a Guarda aja em apoio às outras instituições de segurança que já atuam na Segurança Pública. E isso vai trazer, realmente, uma sensação de segurança”, disse.
Também presente na solenidade, o deputado licenciado e secretário estadual de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, lembrou das batalhas enfrentadas, junto com o prefeito Wladimir Garotinho, por mais valorização da Guarda.
“A minha história e a história do prefeito Wladimir não começaram recentemente, é uma história de muita luta, de vários projetos de lei na Assembleia Legislativa do Estado para que a gente pudesse dar o verdadeiro significado que a Guarda Municipal merecia. Eu não poderia deixar de estar aqui hoje, porque sempre foi um sonho nosso poder armar a Guarda. Sempre foi um sonho nosso dar esse protagonismo dentro da Segurança Pública para a Guarda Civil Municipal”, afirmou.
A formatura também contou com representantes do Exército do Brasil, da Polícia Federal, da Polícia Civil e da Polícia Militar, além de secretários municipais, vereadores e representantes de outros municípios da região.
Novos equipamentos
Em relação às novas motocicletas, Levino explicou que os equipamentos fazem parte de um projeto da corporação que possibilitou a liberação de um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, destinados à aquisição de 50 câmeras corporais, três viaturas SUV e seis motocicletas, com foco principal na segurança das escolas.
O material será empregado no Patrulhamento Escolar e na Ronda Escolar, ampliando a presença ostensiva da Guarda Civil Municipal e garantindo mais segurança para alunos, profissionais da educação e toda a comunidade escolar de Campos dos Goytacazes.