Os 11 atletas do Projeto de Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes (FME), embarcam na madrugada de segunda-feira (17) rumo a Cravinhos, São Paulo, onde vão participar do Campeonato Brasileiro de Futsal Down. Também estão na competição mais sete equipes como Jr. Corinthians, Egydio Pedreschi, Cantinho da Paz, Ari Limeira, Projeto Up/Santos, Liga Itauna de Futebol, todas de São Paulo e mais a equipe Ribeiro Down, de Santa Catarina.
O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais, vai acontecer na Quadra de Esporte Álvaro Saian, na cidade de Cravinhos, no período de 17 a 22 de dezembro, fechando a programação esportivas de 2018. Além da parte esportiva, os atletas terão ainda momentos de confraternização, como jantar de boas-vindas e visita a decoração de natal. A cerimônia de abertura está marcada para terça-feira (18) às 19h30.
A equipe campista faz o jogo de estreia nesta terça, às 15h30, contra o Projeto UP/Santos. No dia seguinte, o Paraesporte vai jogar às 14h30 com o time Cantinho da Paz. A final do campeonato está marcada para às 10h do dia 22.
Para o coordenador do Projeto Paraesporte, Fábio Coboski, o ano de 2018 foi muito produtivo para os atletas da Fundação Municipal de Esportes que participaram e conquistaram vários troféus em várias modalidades como campeão da Liga de Basquete Unificado OEB; 3º e 6º lugar no Campeonato Brasileiro de Futsal D.I; Meeting Brasileiro de Natação CBDI, Torneio de Futsal Adaptado; Circuito de Natação em Águas Abertas, I Etapa do Circuito de natação Unimed e ainda se classificaram para os Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais Brasil, que vão acontecer em Abu Dhabi, nas modalidades de vôlei de praia e futsal.
“O mais importante desse quadro de vitórias esportivas é ver o crescimento de cada atleta que vivia à margem da sociedade e, por meio do esporte, está tendo oportunidades que pareciam inatingíveis. Esta é a maior conquista do Projeto Paraesporte, implantado há menos de 2 anos, pela prefeito Rafael Diniz, tendo como idealizador o presidente Raphael Thuin (da Fundação Municipal de Esportes)”, conclui Coboski.
O projeto Paraesporte da FME vai completar 2 anos em abril de 2019 e ao longo desse período vem conquistando os campistas. Atualmente, são cerca de 900 pessoas assistidas e que participam de 11 modalidades esportivas, com aulas gratuitas e uma equipe qualificada e capacitada para trabalhar com as pessoas com deficiência. A expectativa do presidente da FME, Raphael Thuin é ampliar o número de pessoas assistidas e aumentar o número de polos.