A programação especial do Dia das Crianças, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) na Cidade das Crianças Zilda Arns, foi, na verdade, uma festa para toda a família. O evento contou com apoio e parceria da Guarda Civil Municipal, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
Alunos de diversas unidades escolares se divertiram durante toda a manhã, graças ao auxílio do transporte da Seduct que conduziu os estudantes até o parque gratuitamente. Além disso, o público em geral também marcou presença em uma celebração inclusiva para crianças típicas e atípicas, jovens, adultos e idosos.
A secretária de Educação, Tânia Alberto, deu as boas-vindas aos visitantes, ao lado da subsecretária de Gestão Operacional, Catia Mello; da diretora regional de Ensino, Rita Abreu; e da coordenadora do Parque, Luzitânia Xavier. Também estava presente o comandante da Guarda, Wellington Levino, e o subcomandante, Alex Anselmet.
Para enriquecer a festa, a Seduct elaborou uma vasta programação, que incluiu a Coordenação de Bandas de Fanfarras, Departamento de Animação Cultural, Projeto Esporte Vida e Diretoria de Educação Física com diferentes modalidades esportivas. A Fanfarra Municipal da Tapera, da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento, deu o tom de alegria, enriquecendo a celebração.
“Essa festa mostra o compromisso que a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia tem com o futuro da nossa cidade. Agradeço aos parceiros por se dedicarem tanto a esse evento e trazerem atrações maravilhosas. Aproveito, também, para desejar aos professores aqui presentes um excelente dia do professor, na próxima quarta-feira. O professor é aquele que conduz para o futuro a cidade inteira, e não somente sua turma e seu aluno. O futuro da cidade está nas mãos das nossas escolas. Nelas começa a nascer a transformação da sociedade”, disse Tânia Alberto.
A Banda da Guarda Civil promoveu uma apresentação digna de muitos aplausos, levando música de qualidade para todos os gostos. Além disso, realizou um emocionante passeio de viatura para os alunos da rede municipal de ensino. A participação da Guarda não parou por aí! Além de garantir o ordenamento do trânsito e a segurança no entorno da Cidade da Criança, o órgão realizou a apresentação do Show Dog com o cão Snipe, pintura fácil e outras atividades do projeto Guarda na Praça.
A festa também ofereceu oficinas de leitura, de desenho, de pintura artística e pintura livre; pipoca, algodão doce, show com Lolita Palhacita e equipe, Caminhão de Ciências da Seduct, com experiências e atividades interativas.
Formada em Ciências da Natureza, Josiane da Silva Ribeiro levou o filho Ítalo para aprender mais sobre o Corpo Humano, e aprovou o Laboratório Móvel Viajando na Ciência. “Eu sou formada em Ciência, e sempre a defendo. Sou a favor das crianças conhecerem e entenderem tudo, aprenderem as coisas como elas são desde novos. Sempre explico tudo ao meu filho. É importante mostrar de onde vêm os bebês, por exemplo. Desde novinho, ele sabe que não vem da cegonha, como está mostrando aqui”, comentou.
A participação do CCZ também foi um sucesso, com feira de adoção de animais, orientação sobre os cuidados com os animais adotados, brincadeiras com dois monitores caracterizados de gato e cachorro, desfile pet e distribuição de amostras de ração.
Ângela Márcia Silva e o filho Aquiles Silva de Souza, do bairro Aeroporto, eram tutores de dois cães e, dessa vez, aproveitaram o evento para adotar uma gatinha que já ganhou um nome: Pérola. “Viemos adotar uma gatinha, pois soubemos do evento pela internet e chamei minha mãe para virmos aqui. Estou muito feliz. Eu amo muito os cachorros, mas o gato me transmite muita alegria e paixão. Quero muito poder brincar com ele”, disse Aquiles. “Os animais ajudam os adolescentes a terem mais responsabilidade”, comentou a mãe.