A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Gestão de Pessoas e Governança Digital, deu início nesta quarta-feira (1º) ao curso introdutório para os profissionais aprovados no concurso do Programa de Saúde da Família (PSF) de 2008. O evento, que contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, aconteceu no auditório do Teatro de Bolso Procópio Ferreira, das 8h às 17h, e contou com a presença de 119 novos servidores. Ao todo, 127 profissionais foram aprovados no concurso, entre agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal.
A capacitação, que segue até o próximo dia 10 de outubro, tem como objetivo acolher e preparar os novos profissionais para a atuação nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Somente no primeiro dia, foram tratados temas como acolhimento, atendimento ao público, empatia, celeridade e segurança no trabalho.
O prefeito Wladimir Garotinho ressaltou o esforço da gestão para garantir a convocação e nomeação dos aprovados. “Conseguimos, junto à Defensoria Pública, um acordo que permitiu a convocação, entendendo a necessidade do município. Quero dar os parabéns a todos, porque essa conquista é resultado da luta de vocês. Com a entrada dos 95 novos profissionais, a cobertura da atenção básica em Campos salta de apenas 8% para 60%. É um avanço gigantesco para a saúde pública”, declarou o prefeito.
O secretário de Gestão de Pessoas e Governança Digital, Wainer Teixeira, destacou a importância do momento histórico para os concursados e para a cidade. “É uma turma que esperou mais de 15 anos para chegar até aqui. Hoje, tivemos a oportunidade de conversar sobre atendimento ao público, empatia e a importância de gerar resultados positivos para o cidadão. Esse momento é de conquista, mas também de responsabilidade, pois cuidar da saúde do povo exige compromisso e dedicação”, afirmou Wainer.
A subsecretária geral de Saúde, Bruna Araújo, ressaltou o impacto positivo que os novos profissionais trarão para a Atenção Básica. “Estamos recebendo Agentes Comunitários de Saúde, que em breve estarão em exercício, fortalecendo o acompanhamento da vida de cada paciente nas áreas cobertas pelas equipes de saúde da família. É um ganho fundamental para a recuperação e a promoção da saúde da nossa população”, disse.
Para a diretora de Atenção Primária, Kathelyn Cordeiro, a chegada dos novos ACS reforça o papel estratégico desses profissionais no diagnóstico das realidades locais. “Campos é a maior cidade do estado em extensão territorial. Por isso, cada agente comunitário será fundamental para compreender as demandas de seu território e fortalecer as equipes da Atenção Básica, contribuindo diretamente para a promoção da saúde”, explicou.
Entre os novos servidores, a emoção também marcou o primeiro dia de curso. Para Neli Silva do Carmo Reis, de 53 anos, futura ACS, a expectativa é de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. “As nossas expectativas são as melhores possíveis. Aprendemos hoje que precisamos ter autonomia e foco na atenção básica de saúde. A nossa missão é servir e servir sempre melhor. Estou muito feliz em poder contribuir para o cuidado com a população”, afirmou.
A formação
O curso introdutório segue até o dia 10 de outubro, com programação extensa, que inclui palestras sobre perfil do município, integração das equipes, segurança do trabalho, visita domiciliar, saúde mental, promoção da saúde, doenças crônicas e linha de cuidado materno-infantil. A etapa final será marcada por um estágio prático nas unidades de saúde, quando os novos profissionais terão contato direto com o território em que irão atuar.