Notícia no detalhe
Campos sedia Jornada Cultural da Federação das Academias de Letras do RJ
A Academia Campista de Letras (ACL), com sede no Jardim São Benedito, abriu espaço neste sábado (24) à "I Jornada Cultural 2018", da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro.
A Academia Campista de Letras (ACL), com sede no Jardim São Benedito, abriu espaço neste sábado (24) à "I Jornada Cultural 2018", da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro. O evento, promoção da ACL, foi parte da programação que comemora os 150 anos de nascimento do ex-presidente campista Nilo Peçanha e a elevação de Campos à categoria de cidade, em 28 de março. A jornada teve palestras, mesas de diálogos e momentos literomusicais.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Brand Arenari, prestigiou a abertura do evento, que também contou com a participação da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima. "Não existe cultura maior ou menor que outra, melhor ou pior que outra. O valor e a riqueza cultural estão em sua variedade e diversidade, na capacidade de troca entre o local e o universal", destacou a presidente da FCJOL, Cristina Lima, que participou de uma das rodas de debate como uma das representantes do poder público municipal.
A coordenadora de Língua Portuguesa da Smece, Ana Raquel Pourbaix, também participou e destacou a importância do investimento na educação. "Pesquisas mostram que os alfabetizados plenos do país somam apenas 26% da população. E a leitura, os livros, são de grande importância no processo educacional, mesmo quando o impresso perde cada vez mais para as publicações digitais", ressalta.
Em uma das mesas de debate, o escritor e teatrólogo Winston Churchil Rangel ressaltou a importância das homenagens a Nilo Peçanha. O também escritor, advogado e professor universitário Fernando da Silveira foi outro que destacou os feitos do único campista a chegar à presidência da República, vencendo desafios ainda mais difíceis para sua época, considerando origens interioranas e de mestiço.
Campos foi a primeira cidade a sediar o evento da federação. Em seguida, virão Cambuci, Petrópolis e Nova Friburgo, todas ainda este ano. O presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança, também participou. "É com muita honra que recebemos no evento o presidente Waldenir", afirmou o presidente da ACL, Hélio Coelho, lembrando que, através do evento, também, foi possível mostrar um pouco do valor da cultura campista.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 09:34:49 VI Festa do Queijo promete movimentar Espírito Santinho, nesta semana
- 24/11/2025 08:29:46 Turismo em alta: 1ª Caminhada Ecológica do Codemca Tour encanta participantes
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
VI Festa do Queijo promete movimentar Espírito Santinho, nesta semana
2411 08h29Turismo em alta: 1ª Caminhada Ecológica do Codemca Tour encanta participantes
2311 11h52Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















