Notícia no detalhe
Campos sedia Jornada Cultural da Federação das Academias de Letras do RJ
A Academia Campista de Letras (ACL), com sede no Jardim São Benedito, abriu espaço neste sábado (24) à "I Jornada Cultural 2018", da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro.
A Academia Campista de Letras (ACL), com sede no Jardim São Benedito, abriu espaço neste sábado (24) à "I Jornada Cultural 2018", da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro. O evento, promoção da ACL, foi parte da programação que comemora os 150 anos de nascimento do ex-presidente campista Nilo Peçanha e a elevação de Campos à categoria de cidade, em 28 de março. A jornada teve palestras, mesas de diálogos e momentos literomusicais.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Brand Arenari, prestigiou a abertura do evento, que também contou com a participação da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima. "Não existe cultura maior ou menor que outra, melhor ou pior que outra. O valor e a riqueza cultural estão em sua variedade e diversidade, na capacidade de troca entre o local e o universal", destacou a presidente da FCJOL, Cristina Lima, que participou de uma das rodas de debate como uma das representantes do poder público municipal.
A coordenadora de Língua Portuguesa da Smece, Ana Raquel Pourbaix, também participou e destacou a importância do investimento na educação. "Pesquisas mostram que os alfabetizados plenos do país somam apenas 26% da população. E a leitura, os livros, são de grande importância no processo educacional, mesmo quando o impresso perde cada vez mais para as publicações digitais", ressalta.
Em uma das mesas de debate, o escritor e teatrólogo Winston Churchil Rangel ressaltou a importância das homenagens a Nilo Peçanha. O também escritor, advogado e professor universitário Fernando da Silveira foi outro que destacou os feitos do único campista a chegar à presidência da República, vencendo desafios ainda mais difíceis para sua época, considerando origens interioranas e de mestiço.
Campos foi a primeira cidade a sediar o evento da federação. Em seguida, virão Cambuci, Petrópolis e Nova Friburgo, todas ainda este ano. O presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança, também participou. "É com muita honra que recebemos no evento o presidente Waldenir", afirmou o presidente da ACL, Hélio Coelho, lembrando que, através do evento, também, foi possível mostrar um pouco do valor da cultura campista.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/06/2026 19:11:58 Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
- 19/06/2026 18:57:37 FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
- 19/06/2026 18:16:43 Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
- 19/06/2026 17:57:25 Limpeza reforçada nos principais pontos de concentração para o jogo do Brasil
- 19/06/2026 17:36:09 Instalação do Fórum Municipal de Educação: marco histórico para gestão democrática
Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
1906 18h57FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
1906 18h16Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
1906 17h57Limpeza reforçada nos principais pontos de concentração para o jogo do Brasil
1906 17h36Instalação do Fórum Municipal de Educação: marco histórico para gestão democrática
Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
2Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
4Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
5Artesãos de Campos são destaque em programa de TV nacional
6Fundecam e Espaço do Empreendedor: parceria incentiva pequenos negócios




















