Notícia no detalhe
Exposição é atração no “Celebrando a Cultura Nordestina”
Fotografias, pinturas e esculturas permanecem no Museu Histórico de Campos até o dia 22.
Uma exposição com material da jornalista e fotógrafa Patrícia Bueno, do artista plástico Maycon Elioberto e do escultor Daniel de Lima, marcou na manhã desta terça-feira (12), a abertura do festival de forró “Celebrando a Cultura Nordestina”, que vai até esta quinta (14), no Museu Histórico de Campos, no Centro. As fotografias, pinturas e esculturas, que permanecerão na sala de exposição do museu até o dia 22, atraem a atenção de visitantes desde a abertura.
— Está sendo um verdadeiro sucesso. São trabalhos de três grandes artistas que formam um somatório perfeito ao retratarem a temática nordestina. As fotografias, as pinturas e as esculturas de barro contribuem imensamente com a temática, remetendo à cultura popular nordestina — afirma a gerente do Museu, Graziela Escocard.
São sete fotografias coloridas e em preto e branco de Patrícia Bueno, a maioria retratando apresentações de artistas, algumas tiradas especialmente para a exposição e outras de acervo próprio. O material foi emoldurado em material reciclado em formato de sanfona.
— Busquei imagens que pudessem retratar o universo colorido e envolvente do forró pé de serra. São registros que evidenciam, sobretudo, detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos aos nossos olhos. Há fotos de músicos em ação, detalhes dos instrumentos e outros elementos que remetem à cultura nordestina, que ganhou o mundo principalmente com a música do nosso Luiz Gonzaga — afirma a jornalista.
O artista plástico Maycon Elioberto colabora com 11 telas que remetem a variados ambientes e aspectos da cultura nordestina. O mesmo apelo emana das esculturas do pernambucano Daniel de Lima, que retrata em suas esculturas de santos de argila, a temática da religiosidade povo do Nordeste.
Patrícia Bueno acredita que o evento pelo Dia do Forró, nesta quarta (13), e a homenagem a Luiz Gonzaga, que faria 105 anos na data, não poderiam ser mais oportunos.
— O grupo Cordel de Planície já começa marcando pontos ao homenagear o Gonzagão, este grande artista brasileiro, cuja extensa obra é eterna. Uma honra participar deste início ao lado de dois artistas talentosíssimos como Maycon Elioberto e Daniel de Lima. Esperamos que as pessoas voltem suas atenções para o forró pé de serra e toda a diversidade que existe em nossa cultura popular — afirma.
Aberto nesta terça, o festival de forró “Celebrando a Cultura Nordestina” segue até esta quinta-feira (14), com extensa programação, na Praça do Santíssimo Salvador e Museu Histórico, incluindo oficinas da dança e de instrumentos musicais, feira de artigos nordestinos e shows com as 14 bandas do grupo Cordel da Planície, dentre outras atrações.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional