Notícia no detalhe
Black & Cia leva arte e debate ao Dia da Consciência Negra
O projeto Black & Cia realizou nesta segunda-feira (20), Dia Consciência Negra, uma programação especial no Museu Histórico de Campos, reunindo música, dança, desfile e debate sobre desafios e conquistas no mercado de trabalh
O projeto Black & Cia realizou nesta segunda-feira (20), Dia Consciência Negra, uma programação especial no Museu Histórico de Campos, reunindo música, dança, desfile e debate sobre desafios e conquistas no mercado de trabalho. A exposição fotográfica “Novos tempos na casa grande”, que faz uma releitura de roupas e moradias, antes, acessíveis para “sinhás” e “senhores”, mas inacessíveis para os negros. Black & Cia é um projeto que visa trabalhar a autoestima e o empoderamento da população negra.
- Negro não tinha direito à moradia e nem de vestir roupas finas e luxuosas. Isso era privilégio e direito dos brancos. No dia 13 de Maio deste ano, quis trazer uma reflexão desta abolição, com tantas facetas, mas que até hoje é observada devido às desigualdades sociais, porém, atualmente, existem muitos negros que hoje moram e vestem como querem. O Museu, na releitura, era a Casa Grande e os modelos negros senhores donos da casa e bem vestidos – explica Cida Chagas.
Durante o evento, também, houve apresentação de balé com o clássico Lago dos Cisnes, com a bailarina Andreia Marcolino. “Ela é exemplo de superação e, através da arte, encontrou um meio de se reinventar após um acidente. É uma apresentação emocionante, pois mesmo com as limitações que lhe foram impostas, ela seguiu em frente”, informa a coordenadora do projeto, Cida Chagas.
Apresentações de dança de Hip Hop e Stiletto com grupo de dança Black & Cia fizeram parte da programação, além de profissionais falando sobre desafios e conquistas no mercado de trabalho. A cantora Tamires interpretou a canção Sangrando, grande sucesso na voz de Gonzaguinha, junto ao músico Luiz Gustavo. O cantor Salvador dos Santos interpretou a música Pesadão, de Iza FT e Marcelo Falcão.
-Toda essa parte musical e de dança tem a produção da vice-coordenadora do projeto, Sandra Gomes, que faz excelentes trabalhos -, destaca Cida, lembrando que o evento foi encerrado com o desfile Reinventando a Vida - parte 2, com a temática Identidade Negra, onde cada modelo criou seu próprio look.
Para o vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Viny Soares, o evento foi uma grande oportunidade tanto para os jovens do projeto, que também tiveram acesso à programação do Museu, como as exposições sobre o ex-presidente Nilo Peçanha, como a exposição Olhares dos alunos da rede municipal, como para Museu, que recebeu um evento desta importância.
- É um momento histórico no qual o Museu abre suas portas para receber um grupo de jovens tão engajado em sua cultura e conhece a exposição do campista, negro, que ocupou o maior cargo do brasil, que é o de presidente da República, Nilo Peçanha. Pudemos falar do empoderamento e do racismo e unir isso tudo à oportunidade de estarmos levando os jovens para acompanhar a programação do museu -, explica o vice-presidente.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado