Notícia no detalhe
Arquivo Público atinge marca recorde de 2,1 mil visitantes
Durante todo o ano de 2016, foram 899 visitantes. Vista ao espaço, em Tócos, pode ser agendada através do telefone (22) 98175-0656, ou pelo e-mail: arquivopublicocampos2001@gmail.com.
Mais de 2.100 pessoas já visitaram este ano o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, no distrito de Tócos, na Baixada Campista. Em oito meses, o número é bem superior ao registrado em todo o ano passado, quando 899 visitantes estiveram no local. A nova realidade é atribuída, em grande parte, às visitas de estudantes ao Arquivo, que funciona, desde a sua fundação, em março de 2001, no prédio do Solar do Colégio, construção jesuítica do Século XVII, no período de colonização do município. Recentemente, o espaço venceu a Categoria I do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo trabalho de restauração desenvolvido no local. (Leia aqui)
— É muito gratificante ver a grande movimentação que o Arquivo Municipal vem registrando com as visitas. Até o ano passado, havia semana em que tínhamos apenas uma visitação. Agora temos agenda cheia para todos os dias. E muitas vezes, na parte da manhã e à tarde. Isso ocorre depois da implantação do projeto “O Arquivo vai à Escola”, que iniciamos este ano em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) — explicou Rafaela Machado, historiadora do Arquivo.
Pelo projeto, uma equipe vai a uma escola da rede municipal para palestras sobre o Arquivo, falando sobre os trabalhos de restauração e do grande acervo à disposição. Dias depois, é a vez de os alunos retribuírem a visita, tendo acesso à vasta documentação sobre a história de Campos e da região, através de registros escritos e também arqueológicos, dentre outros materiais.
— Trata-se de um projeto praticamente sem custo e que representa um retorno fantástico no longo prazo. É importante investir em iniciativas que valorizem a educação patrimonial, para que as crianças e os jovens do município possam conhecer a própria história, em um trabalho contínuo de preservação da memória — acrescenta a historiadora.
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho fica à Estrada Sérgio Viana Barroso, nº 3.060, em Tócos. Escolas interessadas em agendar visitas podem entrar em contato através do telefone (22) 98175-0656, ou pelo e-mail: arquivopublicocampos2001@gmail.com.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/06/2026 19:11:58 Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
- 19/06/2026 18:57:37 FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
- 19/06/2026 18:16:43 Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
- 19/06/2026 17:57:25 Limpeza reforçada nos principais pontos de concentração para o jogo do Brasil
- 19/06/2026 17:36:09 Instalação do Fórum Municipal de Educação: marco histórico para gestão democrática
Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
1906 18h57FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
1906 18h16Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
1906 17h57Limpeza reforçada nos principais pontos de concentração para o jogo do Brasil
1906 17h36Instalação do Fórum Municipal de Educação: marco histórico para gestão democrática
Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
2Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
4Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
5Artesãos de Campos são destaque em programa de TV nacional
6Fundecam e Espaço do Empreendedor: parceria incentiva pequenos negócios




















