Notícia no detalhe
Bairro Legal vai reconstruir ruas de Ururaí
"Daqui a um ano o distrito de Ururaí não será mais o mesmo, porque estará transformado". A declaração é do motorista profissional Antônio Carlos Vieira, 47 anos, morador no distrito, ao saber de detalhes do projeto estruturante que a Prefeitura de Campos começa a executar para melhorar a qualidade de vida na localidade afetada duramente nas três últimas enchentes. Além das obras de um macro sistema de drenagem, sistema de coleta de esgotamento sanitário, remoção dos aterros das ruas para construção de nova base e sub-base, nova iluminação, construção de calçadas e tratamento paisagístico, o distrito vai sediar ainda um grande condomínio habitacional com 900 casas, divididas em três blocos de 300 moradias, que representam o surgimento de mais três bairros planejados com toda infra-estrutura.
As obras para recuperação de todas as ruas de Ururaí, bem como a construção do sistema de drenagem, que vai acabar com os alagamentos das áreas baixas dos bairros Brasília de Ururaí, Ilha e Parque Brilhante, foram autorizadas na noite da última quinta-feira (28 de janeiro) pela prefeita Rosinha Garotinho, na praça principal de Brasília. A prefeita foi cumprir uma meta de governo e anunciou a reconstrução de todas as ruas da sede do distrito, tanto na margem direita como na margem esquerda do município e emocionou antigos moradores, que há algumas décadas sonhavam em um dia ver a localidade dotada de boa infra-estrutura.
Na sexta-feira (29), as máquinas e caminhões já trabalhavam no serviço de elevação do terreno da praça, que recebe aterro de saibro para elevação do greid (nível do chão) para acabar com os alagamentos. Parte da praça, temporariamente, será utilizada como canteiro de obras durante a construção das galerias, elevatórias, calçadas e pavimentação das ruas, em paralelos e em asfaltamento. Ao final das obras, que têm previsão de durar pelo menos 10 meses, a comunidade de Ururaí vai ter ruas mais elevadas, sem alagamentos, dotadas de sistema de drenagem e rede coletora de esgotamento sanitário, que vai pôr fim às fossas que são fontes de doenças.
Novas moradias - O secretário de Obras e Urbanismo, César Romero informou que as obras devem ter início no final do primeiro semestre deste ano. Levando-se em consideração que na localidade da Tapera, distante apenas cinco quilômetros de Ururaí, a prefeitura já constrói outras 724 moradias para famílias carentes que moram em área de risco, entre a ferrovia e a BR-101, a comunidade da faixa de risco receberá 1.624 moradias, em novos bairros apropriados para habitação, dotados de toda infra-estrutura. Além das calçadas construídas em concreto, as ruas vão receber sinalização viária e serão dotadas de equipamentos comunitários, como lixeiras, além de arborização.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 14:11:23 CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
- 19/05/2025 11:52:17 FortaleSER promove ação do Maio Laranja na BR 101, com apoio da PRF
- 19/05/2025 11:03:26 Espaço da Oportunidade com 338 vagas de emprego nesta semana
- 19/05/2025 10:06:04 Procon Campos já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a Enel neste ano
- 19/05/2025 09:16:40 Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
1905 11h52FortaleSER promove ação do Maio Laranja na BR 101, com apoio da PRF
1905 11h03Espaço da Oportunidade com 338 vagas de emprego nesta semana
1905 10h06Procon Campos já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a Enel neste ano
1905 09h16Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa