A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas à Prefeitura, realizou nesta quinta-feira (18) a 4ª edição do Seminário Setembro Verde: Conectados por uma sociedade mais inclusiva. O evento marca o Mês Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e contou com a participação de representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Educandário São José Operário, Centro de Assistência Social e Terapêutica Diva Marina Goulart (Apoe), e Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape).
A programação contou com rodas de conversas, palestra, exposições e apresentações artísticas dos assistidos das instituições. Para Luciana Dias, mãe do Isaque José, assistido pela APAPE, o seminário é fundamental para o avanço da inclusão das pessoas com deficiência.
FOTO: Jhonatan Lopes
“Pra mim hoje é uma conquista. É a primeira experiência do meu filho se apresentando em público, e eu fiquei muito feliz com a oportunidade, porque estou trabalhando a parte social dele. Foi uma vitória para mim ver meu filho no palco, participando, mesmo eu estando atrás dele. Eu agradeço a Deus, aos profissionais da Apape e a todos envolvidos em promover inclusão, cuidado e amor. Meu filho tem se desenvolvido cada vez mais e isso para mim não tem preço”, contou Luciana.
Para o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, o Seminário Setembro Verde é fundamental para o avanço da inclusão e reconhecimento dos trabalhados desenvolvidos pelas instituições.
“O evento foi aberto com uma apresentação linda, com os assistidos de todas as instituições no palco, e eu digo que, se o seminário terminasse logo após a apresentação, já teria valido a pena. Isso é inclusão, é oportunidade, é motivo de orgulho e alegria para os pais verem os filhos cantando, dançando, atuando, vivendo esse momento. O prefeito Wladimir Garotinho e todo o time da assistência têm um compromisso muito grande com as instituições que cuidam de pessoas com deficiência e também enorme gratidão pelo trabalho desenvolvido em cada unidade, porque sem elas nós não conseguiríamos prestar esse apoio tão importante para as famílias”, destacou o secretário.

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a Prefeitura atende mais de 800 usuários, que são pessoas com deficiência e seus familiares. O atendimento é feito em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que são Apae, Educandário São José Operário, Apoe e Apape. A verba repassada pelo município é utilizada dentro da Proteção Social Especial de Média Complexidade como pagamento de profissionais e custos dos serviços (água, luz, alimentação, material de consumo e de expediente). Para 2025, o valor per capita passou de R$ 446,60 para R$ 491,26.
O seminário também contou com a participação da gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia, Rossana Veira e das representantes do Programa NeuroAção, a gerente geral Sirley Souza e a coordenadora Renata Azeredo. Nesta edição, o palestrante convidado foi o assistente social, Paulo Santos de Freitas Júnior, que abordou o tema “Repensando o capacitismo nosso de cada dia”.
Também prestigiaram o evento a subsecretária de Gestão do SUAS, Aline Giovaninni; o subsecretário Executivo da SMASC, Fagner Azeredo; a representante da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Carla Brito; a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Mericelly Vilela; a diretora de Gestão do SUAS da SMASC, Renata Amaral.
SETEMBRO VERDE — O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos. A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação deles, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que são realizadas no período.