Notícia no detalhe
Museu Histórico de Campos já recebeu mais de 90 mil visitantes
O Museu Histórico de Campos é o lugar certo para quem ainda não conhece muito ou nada da história do município. Inaugurado em 29 de junho de 2012 e instalado no Solar do Visconde de Araruama, depois de um longo período de reformas, o Museu já recebeu mais de 30 exposições temporárias e mais de 90 mil visitantes.
Atualmente, existem duas exposições temporárias no Museu que seguirão até o final do mês: a Exposição dos Melhoramentos, que fala sobre as obras de saneamento e sobre o obelisco e a Exposição de Dibs Hauaji, fotografo mais antigo de Campos e que possui uma coleção rara de máquinas fotográficas além de várias fotos antigas do município.
- A exposição dos melhoramentos acontece no térreo e a exposição do fotografo Dibs no segundo piso - pontuou a gerente do Museu Histórico de Campos Graziela Escocard.
O Museu também conta com exposições permanentes, como a memoria do solar, que fica no térreo. No segundo piso, fica a história de Campos, através das salas. Cada sala tem um nome, dependendo do período, como por exemplo, o século XVII, o século XIX, entre outros.
- É uma forma bem didática para o visitante entender a história da cidade, porque em cada sala, nós trabalhamos com uma linha do tempo. Com isso, nós percebemos que é uma forma mais fácil de entendimento - disse Graziela.
O local possui também uma exposição sobre a rede ferroviária, que faz parte de um acervo maior do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e trata sobre a história da ferrovia no Brasil.
- Ela conta um pouco sobre a rede ferroviária da nossa cidade, onde ficava (na antiga estação, onde hoje é a Secretaria de Educação). Além disso, também falamos dos meios de transportes que existiam em Campos, como o bonde de tração animal, depois o bonde elétrico e também o trem - ressaltou.
A estudante Karolyne Aguiar, 16 anos está entre os visitantes do Museu Histórico. A exposição que ela mais gostou foi a da rede ferroviária. “Gostei bastante e acho importante conhecer a história do nosso município”, disse.
Ela estava acompanhada da amiga Larissa Ferreira Lima, de 7 anos e que não parava de perguntar sobre as miniaturas dos trens expostas no local. “Achei estes trens lindos e adorei vir aqui”, afirmou.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional