Notícia no detalhe
Museu Histórico de Campos já recebeu mais de 90 mil visitantes
O Museu Histórico de Campos é o lugar certo para quem ainda não conhece muito ou nada da história do município. Inaugurado em 29 de junho de 2012 e instalado no Solar do Visconde de Araruama, depois de um longo período de reformas, o Museu já recebeu mais de 30 exposições temporárias e mais de 90 mil visitantes.
Atualmente, existem duas exposições temporárias no Museu que seguirão até o final do mês: a Exposição dos Melhoramentos, que fala sobre as obras de saneamento e sobre o obelisco e a Exposição de Dibs Hauaji, fotografo mais antigo de Campos e que possui uma coleção rara de máquinas fotográficas além de várias fotos antigas do município.
- A exposição dos melhoramentos acontece no térreo e a exposição do fotografo Dibs no segundo piso - pontuou a gerente do Museu Histórico de Campos Graziela Escocard.
O Museu também conta com exposições permanentes, como a memoria do solar, que fica no térreo. No segundo piso, fica a história de Campos, através das salas. Cada sala tem um nome, dependendo do período, como por exemplo, o século XVII, o século XIX, entre outros.
- É uma forma bem didática para o visitante entender a história da cidade, porque em cada sala, nós trabalhamos com uma linha do tempo. Com isso, nós percebemos que é uma forma mais fácil de entendimento - disse Graziela.
O local possui também uma exposição sobre a rede ferroviária, que faz parte de um acervo maior do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e trata sobre a história da ferrovia no Brasil.
- Ela conta um pouco sobre a rede ferroviária da nossa cidade, onde ficava (na antiga estação, onde hoje é a Secretaria de Educação). Além disso, também falamos dos meios de transportes que existiam em Campos, como o bonde de tração animal, depois o bonde elétrico e também o trem - ressaltou.
A estudante Karolyne Aguiar, 16 anos está entre os visitantes do Museu Histórico. A exposição que ela mais gostou foi a da rede ferroviária. “Gostei bastante e acho importante conhecer a história do nosso município”, disse.
Ela estava acompanhada da amiga Larissa Ferreira Lima, de 7 anos e que não parava de perguntar sobre as miniaturas dos trens expostas no local. “Achei estes trens lindos e adorei vir aqui”, afirmou.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 09:55:43 CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
- 25/11/2025 09:08:12 Prefeitura forma mais de 700 alunos em cursos de qualificação profissional
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
2511 09h08Prefeitura forma mais de 700 alunos em cursos de qualificação profissional
2411 19h21Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















