Notícia no detalhe
Grupo de trabalho se reúne sábado para estudar Plano Decenal de Cultura
O grupo de intelectuais do município, designado pela plenária da V Conferência Municipal de Cultura, realizada nos dias 23 e 24 de setembro, vai se reunir neste sábado (8). O encontro será realizado a partir das 9h, no Museu Histórico de Campos, para definir estratégias visando à elaboração do Plano Decenal de Cultura, previsto no Sistema Nacional, no qual deverá constar sua tridimensionalidade proposta pelo Ministério da Cultura.
A informação é do presidente do Concultura, Orávio de Campos Soares. “Este é um momento importante para que a sociedade civil, representada na Conferência, tenha a percepção da importância do momento, em que haverá, por certo, um período de transição entre os governos e isso não deve influenciar absolutamente no trabalho do conselho, com relação aos seus objetivos”, disse Orávio.
Prazo para o plano – Segundo o presidente do Conselho Municipal de Cultura, o inventário cultural, que vai dar sustentação ao Plano Decenal, será definido pelas câmaras temáticas, acrescentando à listagem aprovada pela Plenária, outros detalhes que vão fluir das discussões entre as diferentes representações sociais. “O Plano Decenal deverá conter todas as tendências estéticas, prevendo-se a sua evolução natural nos próximos 10 anos”, frisou.
Quanto à tridimensionalidade constante do SNC, Orávio ressalta que se trata do conhecimento da cultura em suas fases simbólica, cidadã e econômica. “Isso porque, o governo federal entende que além das dimensões emocionais e reveladoras da cidadania, as atividades culturais precisam oferecer necessariamente, lucratividade aos seus principais cultores, como qualquer atividade voltada para a economia formal”, pontuou.
A reunião deste sábado servirá também para definir algumas instâncias importantes para o atual conselho, como a data de posse dos membros da sociedade eleitos na Conferência e a aprovação da proposta para a entrega dos prêmios de cultura Alberto Ribeiro Lamego, referentes aos anos de 2014, 2015 e 2016, inicialmente marcada para o dia 4 de novembro, véspera do Dia Nacional da Cultura.
Os laureados são: 2014: Professora Arlete Parrilha Sendra e (Anoeli de Souza Maciel – in-memoriam); 2015: Jornalista Herbson da Rocha Freitas e (Jorge da Paz Almeida – in-memoriam); 2016: Radialista José Florentino Sales e (Antonio Roberto de Góis Cavalcante – Kapi -, in-memoriam).
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
1707 17h30Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda