Notícia no detalhe
9ª Bienal do Livro de Campos com 10 dias de programação
Com o tema “Leitura que muda o mundo”, a 9ª Bienal do Livro de Campos vai homenagear o escritor campista Waldir Pinto de Carvalho. A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Patrícia Cordeiro e o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Frederico Rangel, abriram oficialmente na noite desta sexta-feira (05) a maior feira literária do interior do Estado do Rio de Janeiro, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A cerimônia, que contou com a presença da filha do homenageado, Waldir Pinto de Carvalho, teve a participação do coral Infanto-Juvenil Municipal do Teatro Trianon e a banda Maria Auxiliadora Freitas. O evento segue até o dia 14 e a entrada é gratuita.
Walnize Carvalho, filha do homenageado, ficou emocionada ao falar do pai. “É uma emoção muito grande e uma responsabilidade levar o nome da minha família. Estou muito feliz e ele sempre esteve presente nas feiras literárias”, disse Walnize, que visitou o espaço voltado para o homenageado na entrada da Bienal. A Bienal do Livro funciona das 10h às 22h. Estiveram na abertura, o presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Vitor Menezes; o presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Rodrigo Carvalho. Além da literatura, outros assuntos estarão em debate como futebol, olimpíadas, meio ambiente, drogas, pedofilia, dramaturgia, entre outros temas.
Após a abertura do evento, teve início o Café Literário com o tema “Gente que é nome de rua: vida e obra de Waldir de Carvalho, com a participação de Walnize Carvalho e Orávio de Campos com mediação de Carlos Freitas. Às 19h30, teatro infantil “Menino de Todas as Cores”, de Maurice Druon, com o grupo Gotta, da Escola Municipal Sebastiana Machado da Silva, no IPS. Em seguida, mesa “O futebol do Brasil depois do 7x1 com Marcos Eduardo Neves e Luciano Viana com mediação de Granger Ferreira. Este ano, outra novidade é a Praça de Alimentação com Food Trucks e atrações musicais. Nesta sexta-feira, quem abre a programação é o cantor Sandro Balli.
Entre os nomes confirmados estão Fabricio Carpinejar, Leandro Karnal, Carlos Eduardo Novaes, Jairo Bouer, Domingos Meirelles, entre outros. A Bienal contará com 27 estandes e dois espaços: O Café Literário e a Arena Multicultural, com programação para todas as idades. A prefeitura vai disponibilizar o Cred Livro, no valor de R$ 70, este ano não só para professores, mas também diretores, auxiliares de creche e outros. Ao todo, mais cinco mil profissionais terão direito ao vale para a compra na Bienal, além dos alunos com a Notinha Legal, no valor de R$ 10.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional