Notícia no detalhe
Sítio arqueológico do Solar do Colégio: maior vestígio de escravos da América Latina
O sítio arqueológico do Solar do Colégio, que abriga o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, é considerado o maior local com vestígios de escravos da América Latina.
Segundo a historiadora, Larissa Manhães, o espaço, construído pelos Jesuítas no século XVII, chegou a ter mais de 2 mil escravos. Cerca de 20 pesquisadores, entre estudantes de Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participam do projeto, coordenado pelo Arqueólogo Luís Cláudio Simansky e pelo historiador Flávio Gomes, do Museu Nacional.
Na tarde desta terça-feira (26) dezenas de estudantes acompanharam a visita guiada. O relatório final do processo de escavação começou este mês.
O trabalho está na terceira etapa. Segundo Simansky, a figa – objeto para espantar mal olhado, inveja entre outros – foi um dos objetos encontrados nesta fase do projeto.
A intenção do projeto “Café com Açúcar” com as escavações é desmistificar e comprovar os costumes e os hábitos dos escravos e suas crenças.
– Encontramos facas, cerâmicas, restos de alimentos e colares. Essas pessoas viviam e produziam lixo. Isso permite que a gente mergulhe no cotidiano e nas peculiaridades - disse o arqueólogo, que catalogou com os estudantes, cerca de 40 mil fragmentos.
Segundo ele, a escavação é uma forma de construir a história de uma população escravizada, e a partir daí, conseguir descobrir informações desconhecidas. “Isso possibilitará que outras gerações conheçam através da história e objetos, o período áureo”, ressalta o arqueólogo.
Os objetos e fragmentos serão encaminhados ao laboratório da Universidade Federal de Minas Gerais, onde serão analisados.
Nas primeiras fases do projeto, com o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, realizadas em 2012 e 2014, foram encontrados cachimbos, ossos, moedas e porcelanas, o que, segundo os arqueólogos, possibilita saber como viviam os negros daquela época.
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, fica localizado na Avenida Sérgio Viana Barroso, 3060, Tocos.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2026 19:33:53 Campos conquista dois troféus em edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
- 30/04/2026 19:32:44 FCJOL abre credenciamento para cervejarias artesanais e food trucks no Rock Goitacá
- 30/04/2026 19:25:56 Classificação final para estágio na Procuradoria do Município é divulgada
- 30/04/2026 17:31:48 Dia do Trabalhador: Celebração reúne servidores de diferentes secretarias
- 30/04/2026 15:32:19 Dia do Trabalhador celebrado pelo prefeito Frederico Paes, secretários e convidados
Campos conquista dois troféus em edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
3004 19h32FCJOL abre credenciamento para cervejarias artesanais e food trucks no Rock Goitacá
3004 19h25Classificação final para estágio na Procuradoria do Município é divulgada
3004 17h31Dia do Trabalhador: Celebração reúne servidores de diferentes secretarias
3004 15h32Dia do Trabalhador celebrado pelo prefeito Frederico Paes, secretários e convidados
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















