Notícia no detalhe
Escola e currículo em debate no Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação
No segundo dia do Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação, que acontece no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), a programação foi encerrada com a palestra da professora Rita de Cássia Prazeres Frangella, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), nesta quarta-feira (15). Vários profissionais já se reuniram com a apresentação de propostas em cinco das nove mesas temáticas que integram o evento, promovido pelo IFFluminense e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
A palestrante fez uma abordagem sobre o tema “Escola e currículo ou escolas e currículos? Unidade ou homogeneidade? A base nacional comum curricular em questão”, convidando os participantes a terem uma visão crítica em relação à ideia de base comum. “Devemos priorizar as experiências pedagógicas, pois a realidade não é rígida nem é a mesma em todos os locais”, disse.
A Base Nacional Comum Curricular prevê os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm direito de ter acesso durante a trajetória na Educação Básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio. Após palestra, fundamentada em suas pesquisas, Rita abriu um espaço para a conversa e debates com os profissionais de educação e estudantes de licenciaturas.
Além de visar o aprofundamento no diálogo entre a Educação Básica e as licenciaturas, o seminário propõe a elaboração de um Protocolo de Intenções, com ações efetivas para o cumprimento do Plano Municipal de Educação (PME), alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE) e a instituição do Fórum Municipal de Educação. Também estão envolvidas nas discussões, as instituições públicas Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Universidade Federal Fluminense (UFF).
O evento será encerrado nesta quinta-feira (16), com o debate em mais quatro mesas temáticas no decorrer do dia e palestra do professor Luiz Augusto Caldas Pereira, do IFFluminense, à noite. Ele vai falar sobre “O diálogo dos institutos com a formação dos professores na perspectiva do PNE e o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)”.
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