Notícia no detalhe
Biblioteca Nilo Peçanha aberta de segunda à sexta-feira com mais de 25 mil livros à disposição
A Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha, que está funcionando provisoriamente na rua Salvador Correia, nº 117, no Centro, próximo ao Hospital Beneficência Portuguesa, está aberta ao público das 10h às 16h, de segunda à sexta-feira. Com isso, os leitores, pesquisadores e estudantes podem ir ao local, onde irão encontrar um acervo composto por mais de 25 mil livros, que vão desde literatura até os que são utilizados para estudos.
O espaço conta com acervo de referência, que são enciclopédias usadas dentro da biblioteca, acervo de empréstimo, com livros de diversos escritores de Campos e do país, acervo de obras raras, acervo infantil, além de acervo em braile e áudio.
Segundo o gerente da biblioteca, Mauricio Xexé, o espaço recebe diariamente 15 pessoas que comparecem ao espaço para ler e pesquisar, mas as pessoas que residem em outras localidades também têm a mesma oportunidade. “As pessoas que moram mais distante também podem realizar suas pesquisas na biblioteca da Praia do Farol de São Thomé, na biblioteca no distrito de Conselheiro Josíno e, também, na biblioteca da Casa de Cultura, em Goitacazes”, explica Maurício Xexéu.
Ele acrescenta que a biblioteca é a melhor rede social do mundo, onde as pessoas encontram ideias, autores, personagens, variam historias e, até mesmo, podem se tornar futuros escritores. “Diversas pesquisas no mundo mostram que a criança em contato com a literatura desde cedo, principalmente, se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: Aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral”, acrescenta o diretor da biblioteca.
- Por meio da leitura são desenvolvidas criatividade e imaginação e, ainda, se adquire cultura, conhecimentos e valores - finalizou Mauricio Xexé.
Marcos Antônio de Souza todos os dias vai à biblioteca para ler os jornais diários e assim procede desde quando o espaço era no Palácio da Cultura, local que está em obras. “Há 15 anos realizo essa atividade de manhã. Até porque eu trabalho à tarde”, disse o leitor, Marcos Antônio de Souza.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/06/2026 19:11:58 Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
- 19/06/2026 18:57:37 FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
- 19/06/2026 18:16:43 Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
- 19/06/2026 17:57:25 Limpeza reforçada nos principais pontos de concentração para o jogo do Brasil
- 19/06/2026 17:36:09 Instalação do Fórum Municipal de Educação: marco histórico para gestão democrática
Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
1906 18h57FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
1906 18h16Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
1906 17h57Limpeza reforçada nos principais pontos de concentração para o jogo do Brasil
1906 17h36Instalação do Fórum Municipal de Educação: marco histórico para gestão democrática
Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
2Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
4Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
5Artesãos de Campos são destaque em programa de TV nacional
6Prefeito Frederico lança Centro + Seguro e reúne entidades de classe




















