Notícia no detalhe
Grupo Gotta apresenta lenda "Ururau da Lapa" no aniversário de Campos
No dia do aniversário de Campos dos Goytacazes, 181 anos de elevação de vila à cidade, em 28 de Março (segunda-feira), o Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta) estará apresentando uma curta adaptação da lenda campista “O Ururau da Lapa”. O novo grupo de artistas, formado por alunos da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado Silva, no IPS, irá se apresentar às 8h, no pátio da sede da Prefeitura de Campos, durante a solenidade, que terá também hasteamento de bandeiras.
Segundo a coordenadora do Gotta, professora Ana Souza, palavras, comidas típicas e alguns pontos da cidade serão utilizados na linguagem do espetáculo, uma forma de resgatar o início da formação da identidade cultural campista. “Fizemos uma adaptação dessa lenda, com uma atuação que retrata parte da cultura de Campos”, conta.
Os novos integrantes do grupo nesta peça: Esdras André Feliciano, 8 anos; Phelipe Bomfim, 9; Jullia Emanuelle, 9; Thamyres Silva, 10; e João Henrique Depisol, 8.
A lenda – Dá vida a história de uma moça bonita, filha de um coronel muito rico de Campos, que se apaixona por um moço também bonito e educado. Mas como o pretendente não tem posses, o amor dos dois se torna proibido. Então eles resolvem fugir de barco pelo Rio Paraíba, no cais da Lapa. Só que a mucama apavorada com o perigo que a sinhaninha estaria correndo, conta tudo para o pai da moça, que manda os seus capangas pegarem o rapaz. Quando o pobre apaixonado se joga no Rio Paraíba, ele é transformado num enorme jacaré do papo amarelo, conhecido como Ururau, nascendo aí a lenda do Ururau da Lapa.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/06/2026 19:11:58 Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
- 19/06/2026 18:57:37 FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
- 19/06/2026 18:16:43 Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
- 19/06/2026 17:57:25 Limpeza reforçada nos principais pontos de concentração para o jogo do Brasil
- 19/06/2026 17:36:09 Instalação do Fórum Municipal de Educação: marco histórico para gestão democrática
Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
1906 18h57FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
1906 18h16Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
1906 17h57Limpeza reforçada nos principais pontos de concentração para o jogo do Brasil
1906 17h36Instalação do Fórum Municipal de Educação: marco histórico para gestão democrática
Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
2Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
4Artesãos de Campos são destaque em programa de TV nacional
5Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
6Prefeito Frederico lança Centro + Seguro e reúne entidades de classe




















