Notícia no detalhe
Prefeitura investe na cultura e valoriza artistas locais
Nesta quinta-feira (5), Dia Nacional da Cultura, a cidade pode comemorar os avanços na área e os investimentos feitos pelo atual governo. Por meio da política desenvolvida pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Destaque para a restauração do Solar de Araruama, sede do Museu Histórico de Campos, que já recebeu mais de 60 mil visitantes, e a construção do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
- A valorização dos artistas locais e o fomento à cultura são vistos por meio dos cursos de piano, modelo, livre de teatro, balé, capoeira entre outros. A promoção de festivais como de Poesia Falada e de Cultura Urbana marcaram o ano - ressalta a presidente da FCJOL, Patrícia Cordeiro.
Um sonho de criança se tornou realidade na vida do estudante Herval André Bastos, 24 anos, aluno do Curso Livre de Teatro. “Surgiu a oportunidade de fazer este curso gratuito e estou aqui. Quero aproveitar cada atividade para o meu crescimento”, conta.
A consolidação do Fundo Municipal de Cultura oportunizou através do Conselho Municipal, a criação do primeiro Edital de Apoio à Cultura que fomentou a produção dos artistas locais nas artes plásticas, dança, teatro e contação de história.
Segundo Patrícia Cordeiro, a política cultural faz parte da diretriz de governo. “Democratizar a Cultura é uma forma das ações se desenvolverem com clareza e de forma participativa”, destaca.
O Teatro Municipal Trianon apresentou espetáculos do Curso Livre de Teatro, peças com grandes nomes, como “Porta dos Fundos”, Mônica Martelli, Rodrigo Santanna, Marcos Veras, Paulinho Gogó, entre outros.
Por meio da Superintendência de Igualdade Racial, mais de 2 mil alunos são contemplados com aulas de capoeira, balé, teatro e cursos preparatórios, como Pré-IFF, Pré- Vest e Primeiro Emprego.
Mensalmente, a FCJOL promove as apresentações do Corpo de Baile Municipal de Campos com bailarinos profissionais e estagiários. “Estou muito feliz de realizar meu sonho. Hoje faço aula e posso repassar meu conhecimento”, disse o bailarino Jorge Assunção.
Equipamentos culturais - A cidade conta com equipamentos culturais que preservam a história da região, como o Solar do Colégio, que abriga o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho e, também, pela restauração do Solar do Visconde de Araruama, que abriga o Museu Histórico de Campos, que completou três anos de funcionamento com mais de 30 exposições e 65 mil visitantes. No espaço, a população conhece um pouco mais da cultura da cidade.
A maior cidade do interior do Estado conta com o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, construído pela Prefeitura de Campos para a realização de grandes eventos culturais, tendo o maior palco público fixo da América Latina.
Este ano foram realizados o I Moto Campos, o Festival de Cultura Urbana, Rancheirada da Coesa e eventos da iniciativa privada, como o show da dupla Henrique e Juliano, Elba Ramalho e Holi Brasil, a celebração pelos 60 anos do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o padre Robson de Oliveira; e o desfile da independência.
De acordo com a presidente da FCJOL, Patrícia Cordeiro, a prefeitura está empenhada para a manutenção dos eventos culturais e do calendário, em meio à crise. A programação do Verão da Família 2016, na praia do Farol de São Tomé, e a 9ª Bienal do Livro de Campos estão sendo planejadas e contarão com o apoio da iniciativa privada.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/05/2025 13:54:17 Obra do Novo Hemocentro de Campos recebe visita técnica do Ministério da Saúde
- 20/05/2025 13:33:50 Educação promove votação do concurso interno de slogan da Bienal
- 20/05/2025 13:23:25 Equipe do CTI do Hospital Ferreira Machado celebra 36 anos de dedicação de servidora
- 20/05/2025 11:57:09 Iluminação Pública inicia instalação de led em Ponta Grossa
- 20/05/2025 10:53:01 Maio Laranja: importância da denúncia no combate à violência sexual infantojuvenil
Obra do Novo Hemocentro de Campos recebe visita técnica do Ministério da Saúde
2005 13h33Educação promove votação do concurso interno de slogan da Bienal
2005 13h23Equipe do CTI do Hospital Ferreira Machado celebra 36 anos de dedicação de servidora
2005 11h57Iluminação Pública inicia instalação de led em Ponta Grossa
2005 10h53Maio Laranja: importância da denúncia no combate à violência sexual infantojuvenil
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa