Notícia no detalhe
Música e gastronomia na certificação alunos do curso de Culinária Afro
Alunos do Curso de Culinária Afro-Brasileira, Indígena, Quilombola Nossas Cores, Sabores e Valores receberam nesta sexta-feira (18) os certificados de conclusão do curso. Logo após, houve a apresentação da Lira São José, banda de música da Baixada Campista. A entrega dos certificados aconteceu após os alunos do chefe de cozinha, Fabiano Seixas, e do chefe de padaria e confeitaria, João Amaro Aguiar, prepararem os pratos do dia, como a moqueca de banana da terra, carne de porco com inhame, galinhada com guandu, bobó de camarão, doce de mamão em lâminas, compota de goiaba, geléia de goiaba e bombocado.
Enquanto preparavam os pratos, os alunos tiveram a oportunidade de se deliciar ao som da Música Popular Brasileira (MPB), apresentado pelos jovens Leandro Lima Cordeiro e Lucas Cordeiro Crespo. O cantor e compositor Sergio Alvarenga alternou sua participação entre música e esculturas em barro. O clima foi de harmonia e descontração, recheado de cultura e história, que são os principais ingredientes do curso.
Segundo Norival Manhães de Souza, um dos participantes do curso, a participação no curso foi muito importante. “A gente consegue se integrar com outras pessoas de várias cidades e, ao mesmo tempo, aprende a fazer pratos diferentes, acompanhados da história de suas origens, além de aprender novas técnicas para utilizar no dia a dia".
Para Alda Maria de Jesus Silva, além de ensinar as origens dos pratos feitos, o curso também serve de experiência para que possa aumentar a sua capacitação na busca de trabalho na área de gastronomia. “Agora, posso oferecer meu trabalho de maneira mais ampla e técnica que pode agradar mais".
Na quinta-feira (17), foram confeccionados a moqueca de robalo indígena, o prato quilombola cantão e o pé de carukango, pé de moleque quilombola, homenagem do chef João Aguiar ao escritor Hélvio Cordeiro e o seu primeiro livro publicado, Carukango, Príncipe dos Escravos. “Muito bom ver um projeto pensado e construído com carinho tomar forma e acontecer! Um trabalho sério que vai muito além de cozinhar, mas ser agente de divulgação da cultura de um povo, seus costumes, sua alimentação, valores e tradições!”, define o chef Fabiano Seixas.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso