Notícia no detalhe
Busto de Saldanha da Gama vai para o corredor cultural da Câmara
O busto do Almirante Luis Filipe Saldanha da Gama, desaparecido há anos, após ter sido retirado para o alargamento da Avenida Rui Barbosa, por ocasião da inauguração do Cais da Lapa, em 1967, foi encontrado nas dependências do Colégio Estadual Coronel João Batista de Paula Barroso, em Goitacazes, onde era confundido com o patrono do educandário.
A informação é do presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), Orávio de Campos Soares, encerrando uma investigação iniciada praticamente há seis anos. “A importante peça histórica, presenteada à municipalidade pela Marinha de Guerra do Brasil, deverá ocupar, agora, um espaço nobre no corredor cultural da Câmara Municipal de Campos”, disse Orávio.
TRASLADO – Correspondência oficial solicitando o traslado do valioso patrimônio foi entregue à diretora do Colégio Paula Barroso, Edith Almeida Côrtes, solicitando urgência na liberação. “Até o pedestal já está pronto, ao lado de outras figuras ilustres, como Nilo Peçanha, José do Patrocínio, Capitão Ricardo Kirk e a heroina Benta Pereira”, informou o presidente do Coppam.
Com o traslado, que vai ocorrer assim que a escola der o sinal verde, o busto de Saldanha da Gama, que a maioria dos professores pensava ser do Coronel Paula Barroso, será inaugurado em solenidade a ser promovida pelo presidente da Câmara Municipal, Edson Batista, no corredor Cultural, “fazendo parte de um significativo panteão dos nossos mais enaltecidos heróis”, finalizou Orávio de Campos.
- Soubemos que a Marinha de Guerra encomendou dois bustos iguais. Um instalou na Escola Naval, fundada por Saldanha da Gama, nascido em Campos em 1846 e falecido em 1895, no Campo Osório, na Revolução Federalista. Outro foi doado ao município de Campos e colocado na Avenida Rui Barbosa, nas imediações do antigo Clube de Regatas Saldanha da Gama, de onde foi retirado para obras - disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2026 19:33:53 Campos conquista dois troféus em edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
- 30/04/2026 19:32:44 FCJOL abre credenciamento para cervejarias artesanais e food trucks no Rock Goitacá
- 30/04/2026 19:25:56 Classificação final para estágio na Procuradoria do Município é divulgada
- 30/04/2026 17:31:48 Dia do Trabalhador: Celebração reúne servidores de diferentes secretarias
- 30/04/2026 15:32:19 Dia do Trabalhador celebrado pelo prefeito Frederico Paes, secretários e convidados
Campos conquista dois troféus em edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
3004 19h32FCJOL abre credenciamento para cervejarias artesanais e food trucks no Rock Goitacá
3004 19h25Classificação final para estágio na Procuradoria do Município é divulgada
3004 17h31Dia do Trabalhador: Celebração reúne servidores de diferentes secretarias
3004 15h32Dia do Trabalhador celebrado pelo prefeito Frederico Paes, secretários e convidados
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















