Notícia no detalhe
Abolição da Escravatura como roda de samba e capoeira em Custodópolis
Uma roda de samba como o canto Ed Ébano e banda Madeira de Lei e outra de capoeira na Praça de Custodópolis, organizada pela Superintendência de Igualdade Racial, nesta quarta-feira (13), homenageou a Abolição da Escravatura. O bairro foi escolhido por concentrar a maior população negra do município descendentes de escravos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estudantes acompanharam o evento. A Superintendência está ligada à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
“Nasci no bairro e pesquisei um pouco da história que é muito interessante. Minha professora pediu que a turma desenvolvesse um trabalho e esse evento está nos ajudando bastante”, disse o estudando do ensino médio, Deidion Valleto Rosa, 19 anos. Superintendente da Igualdade Racial, Jorge Luiz Pereira dos Santos enalteceu a história de Custodópolis. “Tem uma história muito rica, por isso esse é um momento muito importante e num bairro como esse”, disse ele.
O nome do bairro, Custodópolis, é uma homenagem ao médico Custódio Siqueira, que era proprietário de uma fazenda na região, que se estendia por localidades próximas, como os Parques Santa Rosa e Novo Mundo, por exemplo. Num determinado momento, ele decidiu transformar suas terras em lotes, que eram vendidos a preços baixos à população. Naqueles tempos, as áreas acabaram conhecidas como “Terras de Custódio”.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2026 19:33:53 Campos conquista dois troféus em edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
- 30/04/2026 19:32:44 FCJOL abre credenciamento para cervejarias artesanais e food trucks no Rock Goitacá
- 30/04/2026 19:25:56 Classificação final para estágio na Procuradoria do Município é divulgada
- 30/04/2026 17:31:48 Dia do Trabalhador: Celebração reúne servidores de diferentes secretarias
- 30/04/2026 15:32:19 Dia do Trabalhador celebrado pelo prefeito Frederico Paes, secretários e convidados
Campos conquista dois troféus em edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
3004 19h32FCJOL abre credenciamento para cervejarias artesanais e food trucks no Rock Goitacá
3004 19h25Classificação final para estágio na Procuradoria do Município é divulgada
3004 17h31Dia do Trabalhador: Celebração reúne servidores de diferentes secretarias
3004 15h32Dia do Trabalhador celebrado pelo prefeito Frederico Paes, secretários e convidados
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















