Depois de protagonizarem a maior campanha de busca de asteroides no cenário internacional, alunos de 16 escolas da rede municipal de ensino foram homenageados com uma moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Campos, nesta sexta-feira (10). Foram cerca de 80 alunos e 20 professores envolvidos na campanha, que contou com a participação de 23 escolas públicas, registrando a descoberta de 63 asteroides em Campos, em 2014, um marco para a história da cidade.
Segundo a aluna de 8º ano do ensino fundamental, Sarah Tavares Cabral, 13 anos, da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, no Farol, a experiência significa muito para a sua vida, principalmente, porque já se interessava pela área de astronomia. “Vejo a participação na campanha como a oportunidade de realizar o sonho de ser uma grande cientista. Gostei muito da experiência, estou feliz de estar aqui e vou participar da próxima campanha”, diz confiante.
A aluna foi uma das palestrantes durante o 8º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que aconteceu no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), campus Guarus, na quinta-feira (9). Sarah participou do evento juntamente com o grupo de alunos da sua escola, destaque na busca de corpos celestes pela maior mobilização de estudantes. “Fiquei um pouco nervosa. Mas deu tudo certo, porque o tema era sobre o que aprendi na campanha”, conclui.
A solenidade na Câmara contou com a presença do diretor e fundador da Campanha Internacional de Busca Astronômica, Patrick Miller, e da astronauta e empresária espacial Anousheh Ansari, entre outros cientistas, presentes na cidade em função do 8º encontro, que vai até este sábado (11). Pela manhã, eles visitaram a Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, no Centro, impressionando e emocionando os alunos.
A campanha é uma proposta do programa de busca de asteroides, International Astronomical Search Collaboration (Iasc), com sede nos Estados Unidos, e coordenada pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos. Para a mobilização das escolas municipais, foi feita uma parceria com a Coordenação de Ciências Fundamental 2, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
Ópera de Ciência – Os alunos da Escola Cláudia Almeida também foram convidados a fazer uma composição que será gravada em ópera e apresentada durante os encontros de astronomia pelo Brasil e o mundo. A letra foi lida durante o 8º Encontro, no IFF. A programação de astronomia na cidade inclui a realização de oficina, nesta sexta, para ensinar professores de Ensino Fundamental 2, da Smece, a fazer uma ópera.
Escolas municipais que participaram da campanha:
Getúlio Vargas, em Tocos; Santa Maria; Lulo Ferreira de Araújo, Morro do Coco; Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, no Farol; Doutor Alcindor de Moraes Bessa, no Turfe; Professora Vilma Tâmega, e Cemstiac, ambas no Centro; Professora Wilmar Cava Barros, Jóquei; José do Patrocínio, na Penha; Nossa Senhora da Conceição, Travessão; Bartholomeu Lysandro, Balança Rangel; Centro Educacional 29 de Maio, Pecuária; Carlos Chagas, Jacarandá; Maria Antonia Pessanha Trindade, Quilombo de Dores de Macabu; Santa Terezinha, Baixa Grande; e Eloy Ornelas, Vila Nova.