Notícia no detalhe
Seduct faz ações para dinamizar Educação Especial e Inclusiva nas escolas municipais
As visitas retomadas em setembro contam com Professoras de Suporte Pedagógico (PSPs) que acompanham práticas e condições de atendimento até dezembro, com foco na garantia do direito à aprendizagem
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está intensificando ações para fortalecer a Educação Especial e Inclusiva nas escolas municipais com duas frentes em curso: parceria com a Animação Cultural e visitas técnicas às unidades. A parceria com a Animação Cultural foi formalizada no início de outubro e prevê inserir atividades de teatro, dança, música e artes plásticas adaptadas às especificidades de alunos com deficiência. As visitas retomadas em setembro contam com Professoras de Suporte Pedagógico (PSPs) que acompanham práticas e condições de atendimento até dezembro, com foco na garantia do direito à aprendizagem.
A colaboração com a Animação Cultural nasceu de uma reunião entre a gerência de Educação Especial e Inclusiva da Seduct e os agentes culturais para alinhar metodologias e tornar as artes um espaço de inclusão. As atividades serão oferecidas conforme a necessidade de cada estudante com deficiência, respeitando a formação do animador.
A coordenadora de Educação Especial e Inclusiva, Rosângela Queiroz, afirma: “se o animador cultural ou instrutor de artes e ofícios tem como vertente cultural a dança, por exemplo, pode buscar crianças que queiram, com a autorização da família, participar das aulas e das apresentações. Isso se aplica para outras artes. Essa parceria tem como objetivo incluir a criança na atividade cultural para contribuir com seu desenvolvimento social e emocional”.
O programa de visitas às unidades escolares tem caráter técnico e pedagógico. O objetivo é observar e orientar aspectos como recursos pedagógicos, acessibilidade arquitetônica e funcionamento da sala de recursos. Sobre esse trabalho de campo, Rosângela destaca que “as orientações são sempre para a garantia ao direito de aprendizagem do aluno, respeitando suas individualidades”.
Além das frentes já em andamento, a gerência prepara uma série de ações de sensibilização e formação continuada para professores e gestores, voltadas à prática inclusiva diária. Rosângela reforça que o foco é uma atitude pedagógica humana e colaborativa e que a arte tem papel central nesse processo. “Ressalto a importância da inserção do aluno nas Artes que são fomentadas pela coordenação da Animação Cultural. Assim, através da arte, serão desenvolvidas suas habilidades sociais e emocionais”, declara.
A expectativa da gerência de Educação Especial e Inclusiva é que a combinação entre intervenções culturais e acompanhamento técnico gere melhorias mensuráveis no atendimento a alunos com deficiência, maior participação familiar e integração entre serviços da rede.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/11/2025 13:23:59 Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
- 26/11/2025 13:14:53 Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
- 26/11/2025 12:47:21 Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
- 26/11/2025 10:42:54 Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
- 26/11/2025 10:22:53 E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
2611 13h14Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
2611 12h47Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
2611 10h42Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
2611 10h22E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















