Notícia no detalhe
Seduct faz ações para dinamizar Educação Especial e Inclusiva nas escolas municipais
As visitas retomadas em setembro contam com Professoras de Suporte Pedagógico (PSPs) que acompanham práticas e condições de atendimento até dezembro, com foco na garantia do direito à aprendizagem
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está intensificando ações para fortalecer a Educação Especial e Inclusiva nas escolas municipais com duas frentes em curso: parceria com a Animação Cultural e visitas técnicas às unidades. A parceria com a Animação Cultural foi formalizada no início de outubro e prevê inserir atividades de teatro, dança, música e artes plásticas adaptadas às especificidades de alunos com deficiência. As visitas retomadas em setembro contam com Professoras de Suporte Pedagógico (PSPs) que acompanham práticas e condições de atendimento até dezembro, com foco na garantia do direito à aprendizagem.
A colaboração com a Animação Cultural nasceu de uma reunião entre a gerência de Educação Especial e Inclusiva da Seduct e os agentes culturais para alinhar metodologias e tornar as artes um espaço de inclusão. As atividades serão oferecidas conforme a necessidade de cada estudante com deficiência, respeitando a formação do animador.
A coordenadora de Educação Especial e Inclusiva, Rosângela Queiroz, afirma: “se o animador cultural ou instrutor de artes e ofícios tem como vertente cultural a dança, por exemplo, pode buscar crianças que queiram, com a autorização da família, participar das aulas e das apresentações. Isso se aplica para outras artes. Essa parceria tem como objetivo incluir a criança na atividade cultural para contribuir com seu desenvolvimento social e emocional”.
O programa de visitas às unidades escolares tem caráter técnico e pedagógico. O objetivo é observar e orientar aspectos como recursos pedagógicos, acessibilidade arquitetônica e funcionamento da sala de recursos. Sobre esse trabalho de campo, Rosângela destaca que “as orientações são sempre para a garantia ao direito de aprendizagem do aluno, respeitando suas individualidades”.
Além das frentes já em andamento, a gerência prepara uma série de ações de sensibilização e formação continuada para professores e gestores, voltadas à prática inclusiva diária. Rosângela reforça que o foco é uma atitude pedagógica humana e colaborativa e que a arte tem papel central nesse processo. “Ressalto a importância da inserção do aluno nas Artes que são fomentadas pela coordenação da Animação Cultural. Assim, através da arte, serão desenvolvidas suas habilidades sociais e emocionais”, declara.
A expectativa da gerência de Educação Especial e Inclusiva é que a combinação entre intervenções culturais e acompanhamento técnico gere melhorias mensuráveis no atendimento a alunos com deficiência, maior participação familiar e integração entre serviços da rede.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















