Notícia no detalhe
Jovem escritor faz pré-lançamento de livro no Museu Histórico
O Museu Histórico de Campos recebeu na noite desta terça-feira (7), o evento de pré-lançamento do livro “As Aparências Enganam? A Arte do Fazer-se Travesti”, do autor Rafael França. Na ocasião, o escritor participou de um debate sobre sua obra, com as presenças dos professores Marinete dos Santos Silva e Carlos Eugênio Soares Lemos. O evento teve o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
Antes do debate, o diretor do Departamento de Literatura da FCJOL, Alcir Alves, fez uma rápida apresentação das ações do município voltadas para a literatura, destacando a importância da utilização do espaço do museu para o lançamento de obras literárias.
Em seguida, Rafael apresentou seu projeto. A obra reproduz sua tese de mestrado. Na pesquisa, o escritor entrevistou, em 2012, 16 travestis que trabalham nas ruas de Campos. Três de seus entrevistados, já morreram. A obra revela a difícil realidade vivida por essas pessoas, que, na maioria dos casos, desconhecem seus direitos.
– Fui a campo e descobri muito sobre essas pessoas. Estou em Campos há alguns anos, como professor de História, na rede municipal e decidi realizar essa pesquisa, em minha tese de mestrado – disse Rafael França.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/03/2026 11:21:50 Novos estagiários do Programa Primeira Chance participam de reunião de admissão
- 12/03/2026 10:12:26 Paciente destaca qualidade do atendimento no Hospital Ferreira Machado
- 12/03/2026 10:05:58 PreviCampos disponibiliza Rendimentos do Imposto de Renda
- 12/03/2026 09:47:13 Projetos aprovados na Faperj irão reforçar iniciativas de ciência e tecnologia
- 12/03/2026 08:25:28 Atendimento semanal para orientar fazedores de cultura sobre o Mapa Cultural
Novos estagiários do Programa Primeira Chance participam de reunião de admissão
1203 10h12Paciente destaca qualidade do atendimento no Hospital Ferreira Machado
1203 10h05PreviCampos disponibiliza Rendimentos do Imposto de Renda
1203 09h47Projetos aprovados na Faperj irão reforçar iniciativas de ciência e tecnologia
1203 08h25Atendimento semanal para orientar fazedores de cultura sobre o Mapa Cultural
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















