Notícia no detalhe
EJA diurna em 12 escolas municipais
Cerca de 1.200 adolescentes entre 15 e 17 anos estão buscando a oportunidade de acelerar a conclusão do Ensino Fundamental (1 e 2) na Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida durante o dia pela rede municipal de ensino. Neste primeiro ano de implantação da modalidade, 12 escolas municipais participam do desafio, contribuindo para elevar a autoestima de centenas de jovens, que, por motivos diversos, não conseguiram concluir o Fundamental no tempo certo.
Na Escola Municipal Doutor Luiz Sobral, no Jardim Carioca, a empolgação prevalece entre os 100 alunos que compõem as cinco turmas da modalidade diurna – 6ª, 7ª e 8ª fases. Para a maioria deles, a EJA diurna significa a realização de um sonho, que seria impossível se houvesse apenas a modalidade noturna.
- Acho muito legal a oportunidade que estou tendo de adiantar os meus estudos. Confio muito no trabalho dos professores e tenho consciência de que preciso também, fazer por onde, me esforçar, para terminar o 9º ano com base para o Ensino Médio – relata o aluno de 8º ano, Ruan Gomes, 16 anos.
Para a aluna Raysa da Silva Barbosa, 15 anos, a chance de recuperar o ano que ficou retida está sendo ótima. “Passei por alguns problemas e estou repetindo o 8º ano. Se fosse à noite, não teria como, porque meus pais não permitiriam. Tenho planos de concluir o Ensino Fundamental este ano e tentar prova de seleção, para em 2016 já estar no Ensino Médio”, planeja.
A diretora da unidade, Lúcia de Fátima Carvalho Tavares Costa, afirma que os jovens estão muito motivados, entendendo a importância de recuperar o tempo perdido. “Eles foram do ensino regular aqui na unidade e estão investindo na possibilidade de concluir o Fundamental em fases da EJA. A modalidade tem aumentado a autoestima deles”, conta.
Os alunos, entre 15 e 17 anos, que optarem pela EJA diurna, são encaminhados para a fase correspondente ao ano de escolaridade que deveriam estar cursando no ensino regular. A EJA é composta por nove fases escolares, com duração de 100 dias letivos, que equivalem ao ano letivo no ensino regular.
Outras unidades – A EJA também é oferecida no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (Cemstiac), no Centro; Ciep Municipalizado Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora; e nas Escolas municipais: Albertina de Azevedo Venâncio, em Travessão; Conselheiro Josino; Eloy Ornelas, Vila Nova; Farol de São Tomé; José do Patrocínio, na Penha; Lions I, no Parque Santa Rosa; Marechal Artur da Costa e Silva, no Parque Presidente Vargas; Professora Vilma Tâmega, no Centro; e Santa Terezinha, em Baixa Grande.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/10/2025 10:21:55 Seduct faz ações para dinamizar Educação Especial e Inclusiva nas escolas municipais
- 08/10/2025 10:02:41 CCZ realiza novos mutirões de combate à dengue e outras arboviroses nesta sexta
- 08/10/2025 09:04:41 Copa Norte Travessão vai ser encerrada neste domingo
- 08/10/2025 08:15:34 Museu Histórico apresentará espetáculo “Rua das Cabeças” sexta-feira e sábado
- 08/10/2025 07:42:58 Prefeito assina ordem de serviço para obras na Rua Domingos Viana
Seduct faz ações para dinamizar Educação Especial e Inclusiva nas escolas municipais
0810 10h02CCZ realiza novos mutirões de combate à dengue e outras arboviroses nesta sexta
0810 09h04Copa Norte Travessão vai ser encerrada neste domingo
0810 08h15Museu Histórico apresentará espetáculo “Rua das Cabeças” sexta-feira e sábado
0810 07h42Prefeito assina ordem de serviço para obras na Rua Domingos Viana
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município