Notícia no detalhe
EJA diurna em 12 escolas municipais
Cerca de 1.200 adolescentes entre 15 e 17 anos estão buscando a oportunidade de acelerar a conclusão do Ensino Fundamental (1 e 2) na Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida durante o dia pela rede municipal de ensino. Neste primeiro ano de implantação da modalidade, 12 escolas municipais participam do desafio, contribuindo para elevar a autoestima de centenas de jovens, que, por motivos diversos, não conseguiram concluir o Fundamental no tempo certo.
Na Escola Municipal Doutor Luiz Sobral, no Jardim Carioca, a empolgação prevalece entre os 100 alunos que compõem as cinco turmas da modalidade diurna – 6ª, 7ª e 8ª fases. Para a maioria deles, a EJA diurna significa a realização de um sonho, que seria impossível se houvesse apenas a modalidade noturna.
- Acho muito legal a oportunidade que estou tendo de adiantar os meus estudos. Confio muito no trabalho dos professores e tenho consciência de que preciso também, fazer por onde, me esforçar, para terminar o 9º ano com base para o Ensino Médio – relata o aluno de 8º ano, Ruan Gomes, 16 anos.
Para a aluna Raysa da Silva Barbosa, 15 anos, a chance de recuperar o ano que ficou retida está sendo ótima. “Passei por alguns problemas e estou repetindo o 8º ano. Se fosse à noite, não teria como, porque meus pais não permitiriam. Tenho planos de concluir o Ensino Fundamental este ano e tentar prova de seleção, para em 2016 já estar no Ensino Médio”, planeja.
A diretora da unidade, Lúcia de Fátima Carvalho Tavares Costa, afirma que os jovens estão muito motivados, entendendo a importância de recuperar o tempo perdido. “Eles foram do ensino regular aqui na unidade e estão investindo na possibilidade de concluir o Fundamental em fases da EJA. A modalidade tem aumentado a autoestima deles”, conta.
Os alunos, entre 15 e 17 anos, que optarem pela EJA diurna, são encaminhados para a fase correspondente ao ano de escolaridade que deveriam estar cursando no ensino regular. A EJA é composta por nove fases escolares, com duração de 100 dias letivos, que equivalem ao ano letivo no ensino regular.
Outras unidades – A EJA também é oferecida no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (Cemstiac), no Centro; Ciep Municipalizado Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora; e nas Escolas municipais: Albertina de Azevedo Venâncio, em Travessão; Conselheiro Josino; Eloy Ornelas, Vila Nova; Farol de São Tomé; José do Patrocínio, na Penha; Lions I, no Parque Santa Rosa; Marechal Artur da Costa e Silva, no Parque Presidente Vargas; Professora Vilma Tâmega, no Centro; e Santa Terezinha, em Baixa Grande.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado