Notícia no detalhe
Campos em Poesia e Dia Mundial do Teatro no Museu
A Exposição "Campos em Poesia", foi aberta nesta sexta-feira (27) no Museu Histórico de Campos, e tem como objetivo mostrar as imagens do passado através de fotografias, do passado e de seu desenvolvimento urbano, que pode ser comparado com fotos atuais. A programação elaborada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima faz parte das comemoração pelos 180 amos da elevação de Vila a categoria de cidade de Campos. No mesmo espaço, aconteceu a leitura dramatizada do curso livre de teatro com textos dos principais escritores do Brasil festejando o Dia Mundial do Teatro.
Também estão fotos de times históricos de futebol, personalidades campistas que se destacaram nacionalmente e internacionalmente, como foi o caso do ex-presidente Nilo Peçanha, que tinha amizades por todo o mundo e, principalmente, com o presidente da França na época, que presenteou o então primeiro prefeito, por sua indicação, Rodrigues Peixoto, um chafariz que foi doado a população em 1904, que até hoje se encontra na praça. A exposição também conta com poesias de personalidades de Campos declarando seu amor e patriotismo nestes 180 anos de história.
A gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard lembra que a região possui 338 anos de história, pois foi em 29 de maio de 1677 que a Vila de São Salvador foi fundada e, somente em 28 de março de 1835, que foi elevada a categoria de cidade.
Nesta data, foram entregues obras importantes para a população como a Avenida 28 de Março, a reforma da Catedral e a construção do Fórum Municipal, o antigo Palácio Nilo Peçanha, que hoje é ocupada pela Câmara dos Vereadores. A mostra tem uma instalação de poesias de personalidades literárias mostrando seu amor e patriotismo pela cidade em seus 180 anos de história.
"O resguardo da memória para todos nós é muito importante, principalmente, para jovens e adolescentes que frequentam com assiduidade o Museu, em ter a oportunidade de se reportarem ao passado, sendo também conhecedores da histórica de nossa Planície Goitacá", completa.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 09:47:44 “Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
“Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
1807 09h39Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
1707 17h30Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda