Notícia no detalhe
Fábrica de Matemática: materiais concretos e tecnologias digitais nas aulas
A utilização de materiais concretos aliados às tecnologias digitais para o ensino da matemática foram as principais abordagens feitas na 1ª capacitação pelo Projeto “Fábrica de Matemática” nas escolas municipais de Campos. A mesa-redonda, integrada pela professora Lilian Nasser, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a professora Edite Resende Vieira, do Colégio Pedro II, mediada pela professora Mônica Souto, do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), aconteceu nesta quinta-feira (5), no IFFluminense.
Nasser destacou as atividades inovadoras e a importância de utilizar o material concreto com o aluno, como Material Dourado, Tangram, Réguas Cuisenaire, Torre Hanói e Geoplano. “São mecanismos para ajudar o aluno a aprender. É importante ressaltar que os materiais não devem ser deixados com os alunos. O professor deve ser o mediador das atividades propostas”, pontua.
Já a professora Edite acrescentou que depois de fazer uso do material manipulável, o professor deve dispor das tecnologias digitais nas suas aulas, pois muitos aplicativos foram criados com esta finalidade. Ela defendeu a tese de pesquisadores que preveem a união dos conhecimentos: da disciplina em questão (conteúdo), do pedagógico e do tecnológico.
A mesa-redonda está inserida na programação do Seminário Municipal de Educação, que prepara o professor para o início do ano letivo em Campos. Com o tema “Utilizando a Fábrica de Matemática na sala de aula do Ensino Fundamental”, a capacitação de formação continuada é uma proposta do convênio da Fábrica de Matemática, assinado entre o IFFluminense e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), em outubro do ano passado.
O convênio prevê a instalação de laboratórios de Matemática em escolas municipais com o 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental. O tema da mesa-redonda foi direcionado aos professores de matemática destes dois segmentos na rede municipal e orientadores pedagógicos.
Adesão ao projeto – Um total de 10 vagas remanescentes do processo de adesão ao Projeto Fábrica de Matemática foi disponibilizado para escolas que não participaram da concorrência no processo seletivo em 2014. As escolas interessadas podem se inscrever na Gerência de Formação Continuada da Smece, até 12 de fevereiro, das 9h às 12h, e das 13h30 às 16h30, exceto sábado e domingo. Os critérios de seleção seguem os mesmos estabelecidos pelo Edital 01, publicado no Diário Oficial em 3 de dezembro de 2014.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 11:33:04 Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
- 14/05/2025 07:50:49 Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
1405 10h08Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
1405 07h50Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado