Notícia no detalhe
Fundo de Cultura fecha pagamento de edital contemplando 29 artistas
O Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), criado pela Prefeitura de Campos, através do Decreto Lei 8.205, acaba de fazer a liquidação financeira de todos os incentivos culturais propostos por edital público, referentes a 2014, contemplando diferentes correntes estéticas da arte, em cumprimento ao estabelecido quando da adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). As verbas somaram R$ 170 mil, beneficiando cerca de 29 artistas de uma forma indireta, além de outros que participaram das montagens.
- É um momento para ser muito festejado, uma vez que Campos é, agora, uma das poucas cidades brasileiras a contar com um sistema municipal de cultura, no qual se insere um conselho consultivo com suas câmaras temáticas e recursos anuais para estimular o surgimento de novos talentos – informa o presidente do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho Gestor do Fundo, professor Orávio de Campos Soares.
Investimentos – Através do Funcultura, a prefeitura investiu em diferentes áreas da cultura, visando, sempre, a busca de novos artistas, atuando junto às escolas e abrindo perspectivas para os grupos de produção artística, oferecendo-lhes a possibilidade de financiamento de montagens de espetáculos e premiações aos elementos que se destacarem nas diferentes atividades.
- Apostar na formação significa, também, oxigenar a cultura através de novos elementos que surgem, sempre, com um discurso diferenciado e inovador, base que vai sustentar o nosso futuro no avir de sua dimensão histórica – disse Orávio, afirmando que o município é riquíssimo em valores artísticos, e muitos deles, que se encontravam escondidos, podem, a partir deste momento, crescer no espaço cultural.
No edital do final do ano passado, que está sendo liquidado com o pagamento de todas as premiações, foram contempladas as seguintes três espetáculos musicais; seis apresentações do Projeto Curta Teatro, três premiações para contadores de histórias; o Expoart-2014, envolvendo artistas plásticos, desenhistas, artesãos, fotógrafos e escultores; e o grande festival reunindo a Tribo Grafite da cidade.
- Todas as montagens tiveram apelo altamente pedagógico, envolvendo a juventude estudiosa. Isso sem contar com o público que compareceu aos eventos realizados no Museu Histórico, na Escola Municipal José do Patrocínio, na Penha, e no Teatro de Bolso – informa Orávio.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso