Notícia no detalhe
MPT na Escola conscientiza contra trabalho infantil
As 10 escolas municipais atuantes no projeto piloto “MPT na Escola”, de conscientização contra o trabalho infantil, realizaram uma culminância das atividades desenvolvidas com os seus alunos dentro das unidades, durante encontro no ginásio da Fundação Municipal de Esportes, nesta quinta-feira (25). O projeto foi proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em maio deste ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
Animadores culturais, professores, orientadores pedagógicos, assistentes sociais e monitores do Programa Mais Educação (PME) realizaram várias atividades interdisciplinares, utilizando cartilhas oferecidas pelo MPT, vídeos, slides e fazendo palestras com a comunidade. Para a culminância, os alunos realizaram esquetes, danças, músicas, paródias e poemas.
As alunas Mirian Gomes Onorato, 13 anos, e Lorena Almeira Oliveira, 12, ambas matriculadas no 5º ano escolar, no Ciep Maestro Villa Lobos, no Parque São José, garantem que aprenderam a lição, de que lugar de criança é na escola. “Além de estudar no Ciep, faço curso de informática. Mas vejo muitas outras crianças trabalhando pelas ruas”, conta Mirian.
A diretora do Ciep, professora Sônia Patrícia Rabelo Cortes, afirma que o projeto representa um grande passo para a conscientização das pessoas, mas acredita que o resultado só será notado em longo prazo, a partir de outras ações efetivas. “Na minha escola, são frequentes os casos de crianças que trabalham nas ruas e em casa, ajudando os pais com irmãos menores. Agora, eles sabem que não é o correto”, diz.
Segundo o coordenador do projeto, professor Leonardo Faé, treinado pelo MPT, a temática “Trabalho Infantil ou Educação? Uma bagagem para a vida toda” vai continuar sendo trabalhada nas escolas da rede.
— Antes de gerar essas atividades artísticas apresentadas pelas crianças, o tema foi trabalhado com eles no ambiente escolar. Esse é um grande ensaio para a culminância regional que acontece no mês que vem. Mas a temática continuará fazendo parte dos trabalhos interdisciplinares nas escolas — garante.
Também participaram as escolas municipais: Francisco Ribeiro Siqueira; Maria Lúcia; Sebastião Ribeiro de Deus; Doutor Luiz Sobral; Frederico Paes Barbosa; Olavo Saldanha; Getúlio Vargas; Pequeno Jornaleiro; e Ciep Pedro Álvares Cabral.
Últimas Notícias adicionadas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado