Notícia no detalhe
Aulas mais dinâmicas com as lousas digitais
A possibilidade de girar um globo terrestre em imagem 3D, assim como recorrer a pesquisas complementares durante as aulas são alguns dos recursos capazes de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem na rede municipal de ensino, em Campos, após a instalação das lousas digitais interativas. Na Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, no IPS, os professores e alunos estão encantados com a novidade tecnológica.
Segundo a aluna Sarah Soares Pereira Pontes, 8 anos, matriculada no 3º ano do Ensino Fundamental, agora está muito mais fácil participar das aulas. “Estou achando muito legal, porque a tia sempre passa filme, jogos com continhas e outras coisas que a gente aprende mais”, afirma.
Para a professora de uma turma de correção de fluxo, Débora Alecrim, o equipamento permite maior interação em todas as disciplinas, inclusive é uma forte ferramenta no processo de alfabetização. “Com certeza estamos tendo um melhor desempenho dos alunos. É excelente a interatividade”, declara.
A diretora da escola, Ana Paula Bernardes e sua vice, Marilene Nogueira, afirmam que a adaptação está sendo muito boa, com os colegas se ajudando. Durante os trabalhos no projeto da Copa, por exemplo, os professores fizeram a identificação dos países participantes. “É impressionante como as aulas ficaram inseridas no que há de mais moderno”, comemora Marilene.
Meta - Esta realidade já está presente em 14 escolas onde foram implantadas 149 lousas digitais interativas no primeiro semestre. Outras 251 estão sendo instaladas em mais 26 escolas e no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smece), totalizando 400 na rede até o final do ano. De acordo com a Gerência de Infraestrutura da Smece, os equipamentos são de última geração e poucos lugares no país dispõem deste recurso.
A proposta da Prefeitura de Campos, com este projeto, é melhorar ainda mais a educação pública e auxiliar os alunos no mundo digitalizado, despertando maior interesse nas aulas. Cada equipamento, também chamado de “Desk Board”, funciona ligado à energia elétrica, com o auxílio de um computador e um projetor.
As lousas são mais uma ferramenta para o professor, que continua com a opção de utilizar o quadro convencional. Além de acesso imediato à Internet, o novo equipamento serve para salvar projetos de aula, imprimir conteúdos, entre outros recursos dos computadores modernos.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
- 14/05/2025 07:50:49 Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
1405 07h50Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
1305 17h15Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado