Notícia no detalhe
Desfiles da Independência em Travessão mobilizam toda a comunidade
A comunidade de Travessão parou neste sábado (30) para assistir aos desfiles cívicos de 12 instituições do distrito pela Independência do Brasil, lembrada em todo o país no dia 7 de Setembro. Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares além de grupos da 3ª Idade e da Associação Evangélica de Travessão (Aset) percorreram a avenida central, Antônio Luiz da Silveira, mobilizando cerca de 10 mil espectadores, segundo estimativa da Guarda Civil Municipal.
Para a diretora da Creche Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, Regiane Almeida Tavares, que abriu os desfiles na avenida, o amor à pátria começa desde cedo. “É desde pequeno que começamos a dar noções de cidadania. Os pais gostam de participar e as crianças são as grandes riquezas, porque representam o futuro”, diz.
A mãe de uma aluna de apenas 1 ano e 7 meses, Adriana de Souza, afirma que adora participar das comemorações pela Independência. “Tenho uma de 8 anos que também está participando. Gosto muito de vir e aplaudir esses alunos”, declara.
Orgulhoso de carregar a bandeira do Brasil pela Escola Municipal Francisco Ricardo Lysandro de Albernaz Santos, o aluno do 4º ano, Carlos Charles dos Santos Araújo, 12 anos, revela que tem muito a comemorar nesta data, também, como cidadão. “Estou muito feliz porque aprendi a fazer muitas coisas lindas. Hoje eu sei ler, sei escrever e posso dizer que tenho grandes vitórias. Sou um rapaz agora”.
A dona de casa, Cláudia Márcia Souza Barreto, também ressalta a importância de comemorar o 7 de Setembro como forma de reforçar o amor dos brasileiros pelo seu país. “Estou aqui para ver a minha filha, porque a incentivo muito nos desfiles. Mas, independente disso, sempre amei desfilar e venho para assistir. É bom ver os símbolos históricos da cidade”, fala satisfeita.
O evento abre o calendário oficial dos 11 desfiles pela Independência, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). O tema central deste ano em Campos é “A multiculturalidade das etnias e manifestações de nossa gente: uma torrente de belezas, riquezas e diversidade”.
Também desfilaram: E. M. João Batista Azeredo; E. M. Guiomar Ramos Paes; E. M. Nossa Senhora da Conceição; Jardim Escola Peter Pan; Centro Educacional Nossos Passos; Ciep 268 Luís Carlos de Lacerda; Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel; e E. M. Albertina Venâncio.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda