Notícia no detalhe
4º Festival de Poesia divulgado no encontro da Língua Portuguesa
O encontro pedagógico dos professores da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II foi realizado com a participação do gerente de Literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Alcir Alves, e da secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Marinéa Abude, nesta terça-feira (19). Além de divulgar o 4º FestCampos Estudantil de Poesia Falada, Alcir presenteou os professores da disciplina com um kit de livros editados pela fundação e lançados na Bienal do Livro deste ano, em Campos.
Para Marinéa, o lançamento do festival nas escolas é muito importante, pois permite a revelação de novas gerações de autores. “Além disso, é um evento que contribui bastante para estimular os alunos pelo hábito da leitura e da escrita. Afinal, todo o processo de produção da poesia será desenvolvido pelos alunos e acompanhado pelos profissionais”, diz.
O prazo das inscrições para o festival foi prorrogado do dia 25 para o dia dois de setembro, segundo Alcir, e todos os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino podem participar. O evento acontece no dia 12 de setembro, às 18h, no Teatro de Bolso, com declamação das 20 poesias selecionadas pela comissão julgadora, a mesma que vai escolher cinco autores e um intérprete para premiação.
Um kit de livros será entregue junto com os demais prêmios – um notebook, um tablete, uma máquina fotográfica, um celular e um MP3 – para os autores e notebook para o melhor intérprete. “Temos o objetivo de abrir espaço para os estudantes de Campos mostrarem seu talento e tomar contato com a literatura, lendo e produzindo os textos”, destaca Alcir. O regulamento foi entregue aos professores da Língua Portuguesa para divulgação nas escolas.
O encontro prosseguiu com discussões sobre o tema “Avaliação Bimestral: Como Avaliar? O que ela nos revela? Quem de fato é avaliado?”, coordenado pela professora Adriana Michel Gebara, que assumiu a pasta recentemente. Após ser apresentada aos professores pela secretária, ela destacou a importância de produzir provas contextualizadas e intertextualizadas – com aproximação entre os temas discutidos nos textos e as imagens.
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