Notícia no detalhe
Seminário de Inclusão é aberto com motivação dos profissionais de educação
O 8º Seminário de Inclusão: “Direito à diversidade” foi aberto nesta segunda-feira (11), buscando a motivação dos profissionais de educação, mesmo tendo que lidar com as inúmeras diferenças dos alunos no dia a dia. O evento evidencia o tema “Convivendo com as diferenças, aprendendo a multiplicidade” e acontece até quinta-feira (14), na Faculdade de Direito de Campos (FDC). Participam dos debates professores, pedagogos, representantes de entidades e de 19 municípios que formam o polo das unidades de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com sede em Campos.
Com vários estudos desenvolvidos pela busca de práticas inovadoras dentro de sala de aula, o professor Erik Penna despertou os participantes com a palestra “Motivação nota 10”, num clima descontraído e de interação com o público. Segundo ele, trabalhar a inclusão é, sem dúvida, um desafio e precisa ser feito em equipe para um resultado positivo.
— É importante que todos passem por treinamento constantemente. Temos que tomar cuidado com o preconceito e quebrar paradigmas. Afinal, existe grande diferença entre decidir agir e agir de fato — destaca Erik Penna, frisando que nem sempre uma decisão é concretizada.
Para ele, é fundamental que os professores resgatem a paixão da primeira aula, lá do início da profissão. “Às vezes, com o tempo, o entusiasmo vai se perdendo. O meu objetivo é despertar os profissionais para preparar o ambiente com os seus alunos, através da mudança de comportamento. Portanto, trago 10 dicas que permitem o professor moderno realizar essas mudanças”, declara.
A subsecretária de Educação, Lílian Neto, participou da abertura, destacando a importância de se promover a inclusão não só das pessoas com deficiência, mas das consideradas normais e que revelam diferenças entre a sociedade ou mesmo no ambiente familiar.
— Vivemos neste século, infelizmente, a era da intolerância, quando pensamos que o outro deve agir como a gente. Desta forma, muitas vezes, acabamos excluindo pessoas dentro da nossa própria casa, que estão do nosso lado. Então acho que este é o momento para refletir — diz.
O evento foi aberto também, com uma encenação das composições de Vinícius de Moraes “Se todos fossem iguais a você”, por Eliana Carneiro e Guilherme Freitas.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 11:33:04 Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
- 14/05/2025 07:50:49 Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
1405 10h08Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
1405 07h50Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado