Notícia no detalhe
Seminário de Inclusão é aberto com motivação dos profissionais de educação
O 8º Seminário de Inclusão: “Direito à diversidade” foi aberto nesta segunda-feira (11), buscando a motivação dos profissionais de educação, mesmo tendo que lidar com as inúmeras diferenças dos alunos no dia a dia. O evento evidencia o tema “Convivendo com as diferenças, aprendendo a multiplicidade” e acontece até quinta-feira (14), na Faculdade de Direito de Campos (FDC). Participam dos debates professores, pedagogos, representantes de entidades e de 19 municípios que formam o polo das unidades de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com sede em Campos.
Com vários estudos desenvolvidos pela busca de práticas inovadoras dentro de sala de aula, o professor Erik Penna despertou os participantes com a palestra “Motivação nota 10”, num clima descontraído e de interação com o público. Segundo ele, trabalhar a inclusão é, sem dúvida, um desafio e precisa ser feito em equipe para um resultado positivo.
— É importante que todos passem por treinamento constantemente. Temos que tomar cuidado com o preconceito e quebrar paradigmas. Afinal, existe grande diferença entre decidir agir e agir de fato — destaca Erik Penna, frisando que nem sempre uma decisão é concretizada.
Para ele, é fundamental que os professores resgatem a paixão da primeira aula, lá do início da profissão. “Às vezes, com o tempo, o entusiasmo vai se perdendo. O meu objetivo é despertar os profissionais para preparar o ambiente com os seus alunos, através da mudança de comportamento. Portanto, trago 10 dicas que permitem o professor moderno realizar essas mudanças”, declara.
A subsecretária de Educação, Lílian Neto, participou da abertura, destacando a importância de se promover a inclusão não só das pessoas com deficiência, mas das consideradas normais e que revelam diferenças entre a sociedade ou mesmo no ambiente familiar.
— Vivemos neste século, infelizmente, a era da intolerância, quando pensamos que o outro deve agir como a gente. Desta forma, muitas vezes, acabamos excluindo pessoas dentro da nossa própria casa, que estão do nosso lado. Então acho que este é o momento para refletir — diz.
O evento foi aberto também, com uma encenação das composições de Vinícius de Moraes “Se todos fossem iguais a você”, por Eliana Carneiro e Guilherme Freitas.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/08/2025 08:53:52 Escolas municipais irão participar de Olimpíada Mirim de Matemática
- 22/08/2025 08:40:17 Inscrições para Concurso Partilha de Saberes e Boas Práticas prorrogadas até sexta
- 22/08/2025 08:29:11 Cobertura vacinal contra a dengue segue baixa
- 22/08/2025 08:24:41 Banda Balbúrdia Poética se apresenta nesta sexta-feira no Museu Histórico
- 21/08/2025 18:34:17 Reunião e visita técnica ao Cepop definem ajustes para desfile de 7 de Setembro
Escolas municipais irão participar de Olimpíada Mirim de Matemática
2208 08h40Inscrições para Concurso Partilha de Saberes e Boas Práticas prorrogadas até sexta
2208 08h29Cobertura vacinal contra a dengue segue baixa
2208 08h24Banda Balbúrdia Poética se apresenta nesta sexta-feira no Museu Histórico
2108 18h34Reunião e visita técnica ao Cepop definem ajustes para desfile de 7 de Setembro
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Prefeitura convoca mais 30 aprovados no concurso da Administração Direta
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia