Notícia no detalhe
Jogo de xadrez trabalha cálculo e raciocínio nas escolas municipais
Capaz de aumentar a habilidade de fazer cálculo e raciocínio, o jogo de xadrez tem sido aplicado na Escola Municipal Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, no Parque Tamandaré. Todas as semanas, as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participam da oficina, que ensina as técnicas da disputa, considerada de nível complexo. Cada oficina tem duração de uma hora e 20 minutos e é dada no contraturno pelo Programa Mais Educação (PME). A escola já funciona em período integral, das 8h às 16h.
Apesar de o jogo demandar muita concentração para que o jogador consiga imobilizar o adversário com o xeque-mate, os alunos garantem que não tiveram qualquer dificuldade em aprender as regras. “Achei fácil. Mesmo assim, quando acabo perdendo, me conformo logo”, diz Daniel de Oliveira Magalhães, aluno da turma de N2 - distorção idade/série, que equivale aos 4º e 5º anos.
Já a aluna Alessandra Bom Fim Batista, 11 anos, também da turma de N2, diz que costuma ganhar mais do que perder. “Tenho muita coisa para aprender ainda”, admite, acrescentando que além da escola, costuma jogar no aplicativo de xadrez pelo celular da avó.
Para o monitor, Eduardo Duarte, antes de fazer a jogada de fato, o participante precisa realizá-la mentalmente, o que aumenta a capacidade de cálculo. “Tem que pensar, imaginar as peças. Com isso, os alunos também ganham mais responsabilidade. Afinal, não é um jogo de grupo em que um pode culpar o outro. No xadrez, quem perde é responsável por isso”, explica.
Os jogos fazem parte de uma das cinco oficinas desenvolvidas na escola pelo PME, iniciativa do governo federal, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). Segundo a coordenadora do programa na escola, Daniela Reis, é recompensador ver os alunos empenhados nas atividades interdisciplinares.
— Abraçamos a proposta, porque a escola caminha para período integral. Aqui, as crianças têm sempre uma ocupação. Os pais precisam disso — diz. Segundo ela, são desenvolvidas também oficinas de acompanhamento pedagógico obrigatório - Reforço no letramento; Canto/coral; Flauta doce; e recreação.
Xadrez - É um jogo de tabuleiro, sendo também considerado como esporte. É disputado entre dois jogadores, utilizando-se de um tabuleiro e 16 peças em cada lado, totalizando 32 peças, sendo representadas por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/10/2025 10:21:55 Seduct faz ações para dinamizar Educação Especial e Inclusiva nas escolas municipais
- 08/10/2025 10:02:41 CCZ realiza novos mutirões de combate à dengue e outras arboviroses nesta sexta
- 08/10/2025 09:04:41 Copa Norte Travessão vai ser encerrada neste domingo
- 08/10/2025 08:15:34 Museu Histórico apresentará espetáculo “Rua das Cabeças” sexta-feira e sábado
- 08/10/2025 07:42:58 Prefeito assina ordem de serviço para obras na Rua Domingos Viana
Seduct faz ações para dinamizar Educação Especial e Inclusiva nas escolas municipais
0810 10h02CCZ realiza novos mutirões de combate à dengue e outras arboviroses nesta sexta
0810 09h04Copa Norte Travessão vai ser encerrada neste domingo
0810 08h15Museu Histórico apresentará espetáculo “Rua das Cabeças” sexta-feira e sábado
0810 07h42Prefeito assina ordem de serviço para obras na Rua Domingos Viana
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município