Notícia no detalhe
Jogo de xadrez trabalha cálculo e raciocínio nas escolas municipais
Capaz de aumentar a habilidade de fazer cálculo e raciocínio, o jogo de xadrez tem sido aplicado na Escola Municipal Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, no Parque Tamandaré. Todas as semanas, as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participam da oficina, que ensina as técnicas da disputa, considerada de nível complexo. Cada oficina tem duração de uma hora e 20 minutos e é dada no contraturno pelo Programa Mais Educação (PME). A escola já funciona em período integral, das 8h às 16h.
Apesar de o jogo demandar muita concentração para que o jogador consiga imobilizar o adversário com o xeque-mate, os alunos garantem que não tiveram qualquer dificuldade em aprender as regras. “Achei fácil. Mesmo assim, quando acabo perdendo, me conformo logo”, diz Daniel de Oliveira Magalhães, aluno da turma de N2 - distorção idade/série, que equivale aos 4º e 5º anos.
Já a aluna Alessandra Bom Fim Batista, 11 anos, também da turma de N2, diz que costuma ganhar mais do que perder. “Tenho muita coisa para aprender ainda”, admite, acrescentando que além da escola, costuma jogar no aplicativo de xadrez pelo celular da avó.
Para o monitor, Eduardo Duarte, antes de fazer a jogada de fato, o participante precisa realizá-la mentalmente, o que aumenta a capacidade de cálculo. “Tem que pensar, imaginar as peças. Com isso, os alunos também ganham mais responsabilidade. Afinal, não é um jogo de grupo em que um pode culpar o outro. No xadrez, quem perde é responsável por isso”, explica.
Os jogos fazem parte de uma das cinco oficinas desenvolvidas na escola pelo PME, iniciativa do governo federal, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). Segundo a coordenadora do programa na escola, Daniela Reis, é recompensador ver os alunos empenhados nas atividades interdisciplinares.
— Abraçamos a proposta, porque a escola caminha para período integral. Aqui, as crianças têm sempre uma ocupação. Os pais precisam disso — diz. Segundo ela, são desenvolvidas também oficinas de acompanhamento pedagógico obrigatório - Reforço no letramento; Canto/coral; Flauta doce; e recreação.
Xadrez - É um jogo de tabuleiro, sendo também considerado como esporte. É disputado entre dois jogadores, utilizando-se de um tabuleiro e 16 peças em cada lado, totalizando 32 peças, sendo representadas por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
- 14/05/2025 07:50:49 Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
1405 07h50Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
1305 17h15Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado