Notícia no detalhe
Estudantes visitam Centro de Tratamento de Resíduos
Estudantes do 6º e do 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Conselheiro Josino visitaram nesta quarta-feira (4) o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), o aterro sanitário que fica localizado em Conselheiro Josino. Eles puderam conhecer como funciona o espaço para onde vai todo o lixo úmido produzido por Campos e mais outros cinco municípios. Nesta quinta-feira (5), a visita será feita pelos estudantes do 1º ano ao 5º anos desta unidade escolar.
Na visita coordenada por um representante da concessionária Vital Engenharia Ambiental, os alunos puderam conhecer o passo a passo do processo de destinação do lixo úmido de Campos, Miracema, São Francisco do Itabapoana, Laje do Muriaé, São João da Barra e Natividade. Apenas o lixo de Natividade é lixo hospitalar, que chega ao CTR e, depois, é tratado e autoclavado, num processo que transforma sua natureza e o torna lixo domiciliar. Os demais municípios enviam ao CTR lixos domiciliar e inerte.
Os alunos visualizaram como funciona o Centro de Tratamento: o lixo úmido chega ao local, é levado para um planalto onde várias máquinas o comprimem, e em seguida é depositado na superfície do planalto, recebendo terra por cima, formando uma espécie de "montanha" de lixo. Mas, para que o solo não seja contaminado, existe toda uma estrutura de impermeabilização, que separa o solo do lixo.
Então, o monte de lixo é "fechado", como um grande pacote, que se integrará novamente ao meio ambiente depois de centenas de anos. O chorume produzido por essa montanha é direcionado a um reservatório e, depois, é enviado para um local específico de tratamento.
Por sua vez, os gases que são formados nesses montes de lixo são direcionados, através de tubulação interna, para um tipo de "chaminé", que emerge da superfície do planalto e libera os gases no ar. Tudo isso é feito com base em fiscalização ambiental de órgãos como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
De acordo com informações da Vital Engenharia Ambiental, empresa que mantém o CTR numa parceria com a Prefeitura de Campos, o CTR recebe diariamente, cerca de 300 toneladas de lixo úmido produzidas pelas seis cidades. Mensalmente, a quantidade de lixo úmido enviada ao CTR chega a 13 mil toneladas.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município