Notícia no detalhe
EJA: oportunidade para jovens e adultos concluírem os estudos
Uma das alunas da Educação de Jovens e Adultos, que concluíram seus estudos no final de 2013, é Núbia Tavares, de 45 anos. Núbia estava sem estudar há 33 anos e concluiu o Ensino Fundamental através da EJA, no polo localizado na Escola Municipal Doutor Luiz Sobral. Agora, ela vai iniciar o Ensino Médio, também através da EJA, e se programa para ingressar na faculdade e fazer o curso de Serviço Social, logo em seguida.
- Quando era nova, precisei parar de estudar para trabalhar. Depois, preferi pagar a faculdade para minha filha e, quando ela se formou, disse que estava no meu momento de estudos. Apesar de eu ter tido muita vergonha por voltar a estudar com esta idade, eu voltei, fui muito bem aceita e concluí o Ensino Fundamental. Agora, não quero parar mais. A EJA me ajudou muito, foi excelente - afirma Núbia.
Para Núbia, a Educação de Jovens e Adultos é uma grande oportunidade para as pessoas mais velhas que desejam terminar os estudos. “Uma pessoa mais velha não precisa levar muito tempo concluindo a escolaridade, porque não precisa fazer uma série, apenas, por ano. Na EJA, a pessoa pode fazer duas séries por ano. É um grande aprendizado”, destaca.
Ela acrescenta que na sua turma tinham pessoas que nem sabiam o alfabeto. “Elas concluíram os estudos do Ensino Fundamental sabendo tudo”, completa.
A Educação de Jovens e Adultos é composta por nove fases, sendo que a primeira fase corresponde à alfabetização e a última fase, ao 9º ano do Ensino Fundamental, que é a antiga 8ª série. Um ano de estudos da EJA corresponde a dois anos de estudo no sistema convencional de ensino.
A principal proposta da EJA é promover o resgate da cidadania, dando às pessoas o direito de prosseguir seus estudos. “A Educação de Jovens e Adultos é para as pessoas que tiveram negada a oportunidade de estudar. Esta modalidade oferece o direito ao estudo, que foi negado a essas pessoas, em alguma época”, disse a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Rutilane Alves.
A EJA, que integra o processo educacional da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), atualmente funciona em 26 escolas da rede municipal de ensino, atendendo a 3.500 alunos. A EJA faz parte da educação básica e é direcionada a alunos que tenham mais de 15 anos e que não puderam estudar na época certa.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
- 14/05/2025 13:23:08 Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
- 14/05/2025 11:33:04 Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
1405 13h23Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
1405 11h33Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado