Notícia no detalhe
EJA: oportunidade para jovens e adultos concluírem os estudos
Uma das alunas da Educação de Jovens e Adultos, que concluíram seus estudos no final de 2013, é Núbia Tavares, de 45 anos. Núbia estava sem estudar há 33 anos e concluiu o Ensino Fundamental através da EJA, no polo localizado na Escola Municipal Doutor Luiz Sobral. Agora, ela vai iniciar o Ensino Médio, também através da EJA, e se programa para ingressar na faculdade e fazer o curso de Serviço Social, logo em seguida.
- Quando era nova, precisei parar de estudar para trabalhar. Depois, preferi pagar a faculdade para minha filha e, quando ela se formou, disse que estava no meu momento de estudos. Apesar de eu ter tido muita vergonha por voltar a estudar com esta idade, eu voltei, fui muito bem aceita e concluí o Ensino Fundamental. Agora, não quero parar mais. A EJA me ajudou muito, foi excelente - afirma Núbia.
Para Núbia, a Educação de Jovens e Adultos é uma grande oportunidade para as pessoas mais velhas que desejam terminar os estudos. “Uma pessoa mais velha não precisa levar muito tempo concluindo a escolaridade, porque não precisa fazer uma série, apenas, por ano. Na EJA, a pessoa pode fazer duas séries por ano. É um grande aprendizado”, destaca.
Ela acrescenta que na sua turma tinham pessoas que nem sabiam o alfabeto. “Elas concluíram os estudos do Ensino Fundamental sabendo tudo”, completa.
A Educação de Jovens e Adultos é composta por nove fases, sendo que a primeira fase corresponde à alfabetização e a última fase, ao 9º ano do Ensino Fundamental, que é a antiga 8ª série. Um ano de estudos da EJA corresponde a dois anos de estudo no sistema convencional de ensino.
A principal proposta da EJA é promover o resgate da cidadania, dando às pessoas o direito de prosseguir seus estudos. “A Educação de Jovens e Adultos é para as pessoas que tiveram negada a oportunidade de estudar. Esta modalidade oferece o direito ao estudo, que foi negado a essas pessoas, em alguma época”, disse a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Rutilane Alves.
A EJA, que integra o processo educacional da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), atualmente funciona em 26 escolas da rede municipal de ensino, atendendo a 3.500 alunos. A EJA faz parte da educação básica e é direcionada a alunos que tenham mais de 15 anos e que não puderam estudar na época certa.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda