Notícia no detalhe
Aluno de escola municipal vence concurso de redação da Nasa
“Eu gosto dos astros, de Astronomia, e escrevi o texto como se eu fosse a lua Iapetus, expressando sentimentos para Saturno. Escrevo poesias desde 2012. Estou muito feliz por ter feito uma boa poesia. Ter o reconhecimento já é um incentivo”, disse o aluno da Escola Municipal Getúlio Vargas, de Tocos, Valmique Bento da Silva de Oliveira, 14 anos, que ficou em primeiro lugar no Concurso de Redação Cassini - Cientista por um dia 2013, organizado pela Nasa.
No Brasil, a equipe do Clube de Astronomia Louis Cruls é responsável pela coordenação nas regiões Sul e Sudeste. Valmique é aluno do 9º ano da rede municipal e venceu, com louvor, com a redação “Como Iapetus, Eu Sou Pra você”. A poesia narra o sentimento da lua Iapetus pelo Planeta Saturno.
Participaram do concurso, 43 países dos seis continentes.
"Cassini - Cientista por um dia" é um concurso de redação que objetiva dar aos estudantes a oportunidade de vivenciarem como é o universo do cientista espacial. Nesta edição, o concurso determinou que os estudantes analisassem três possíveis alvos no Planeta Saturno, para que a nave espacial Cassini, em órbita naquele planeta, obtenha imagens dele, durante tempo definido e reservado para este projeto educacional.
A proposta foi que os estudantes defendessem os alvos para a nave Cassini, como fazem os cientistas da Nasa que atuam neste projeto. Os três possíveis alvos, que viraram o tema das redações do concurso, foram as luas Iapetus e Dione e o próprio Saturno. Além das ideias expressas no texto, foram considerados pelo júri, a ortografia e a gramática.
- Nem imaginava que o texto seria selecionado. Só sabia que Valmique tinha feito o texto. Estou orgulhosa por ele. Ele é muito esforçado e não me dá trabalho nenhum. Eu lhe disse que o céu é o limite. Falei que, se a gente tiver fé, tudo o que a gente quiser, a gente consegue - disse a mãe de Valmique, Marcela Souza.
Leia a poesia de Valmique:
COMO IAPETUS, EU SOU PARA VOCÊ
Eu tenho um passado
Que é como uma cadeia de montanhas
maior que o Everest
E é impossível alguém descobrir o topo
Mas o meu lado sentimental
estava sempre voltado para você.
Algo muito intrigante sobre mim
É que minha metade
É coberta por uma substância brilhosa
Que eu revelo hoje o porquê
É que o lado voltado para você
Estará sempre brilhante de felicidade
Porque está sempre comigo
Mas eu tenho uma metade escura
Que não irá descobrir
porque lá está o meu passado
Que nunca será revelado
Te amo Saturno
Te escrevo: Iapetus
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional