Notícia no detalhe
Finalistas destacam a importância dos concursos literários
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima continua incentivando a produção artística. Poetas e admiradores da literatura de Campos e de várias partes de Brasil se inscreveram nos festivais literários: XXIII Concurso Nacional José Cândido de Carvalho, XV FestCampos de Poesia Falada e o III FestCampos Estudantil. Entre os finalistas estavam moradores de Jundiaí/SP, Montes Claros/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC. O funcionário público da cidade de Jaraguá do Sul/SC, Rubens Menezes Rau, usou o cotidiano e os fatos inusitados para criar a poesia “Quatro e Quarenta e Quatro”, ficando entre os finalistas do FestCampos de Poesia Falada. O escritor ressaltou a importância do festival para a cultura do Brasil.
- Campos está de parabéns em promover um evento como este, com uma sinergia gigante entre todos os tipos de arte, como música, performances, peças teatrais, além da apresentação dos intérpretes. O fato de ser aberto para todo o Brasil promove a integração de artistas do país inteiro, com os jovens de Campos. A interação é fundamental para o crescimento intelectual e profissional. Esse encontro das gerações e a sinergia entre as artes me deixou encantado -, falou.
A intérprete da poesia “Copo D’água”, a carioca Rosângela do Nascimento, destaca que o Brasil está perdendo a sua identidade, e eventos literários incentivam a manutenção da cultura do país e a formação de novas plateias.
- Estamos importando muito a cultura americana, nada contra. Mas eu acho que o Brasil é um pais rico em cultura folclórica e regional. Temos tantos poetas maravilhosos como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Fernando Pessoa, tendo em todas as áreas, grandes artistas. Precisamos ensinar nossas crianças há exaltar isso, a fomentar a nossa arte. Eu quero parabenizar a Fundação Cultural por estar dando a oportunidade da poesia aparecer, nesse meio que hoje em dia é tão musical e volúvel. Ao fomentar a cultura, quem ganha é a cidade, que melhora a qualidade da educação e se destaca no cenário nacional dos concursos literários”, completa a produtora cultural, interprete da autora Mariana Lavrado que abordou a luta diária para conquistar os objetivos. Ao todo foram 511 inscrições, entre os inscritos nos concursos literários estavam moradores de vários estados como São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Manaus, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa