Notícia no detalhe
7ª Primavera dos Museus começa nesta terça-feira em Campos
O Museu Histórico de Campos participa da 7ª Primavera dos Museus, projeto desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Por isso, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima preparou uma programação especial dentro da temática proposta "Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”. Exposições, palestras e apresentações culturais vão marcar o evento, que começa nesta terça-feira (23) e prossegue até quinta-feira (26) no Museu de Campos, localizado na Praça São Salvador.
Nesta terça-feira (24) a partir das 10h, acontece a abertura da exposição temporária que retrata o cotidiano das comunidades quilombolas de Campos, do fotógrafo Antônio Cruz. No mesmo dia, às 18h, no auditório do Museu, Antônio Cruz e o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, curador da exposição, participam de um bate-papo sobre as histórias das comunidades da região serrana do município.
Na quarta-feira (25), às 18h, a historiadora Lana Lage vai falar sobre as pesquisas desenvolvidas com a população negra e quilombola, como a questão da formação dos quilombos na região. Já na quinta-feira (28), a partir das 17h, os alunos do grupo de teatro “Ori”, ligado à Superintendência de Igualdade Racial, vão apresentar um espetáculo em homenagem ao campista, Wilson Batista, que foi considerado por Paulinho da Viola como o maior sambista de todos os tempos.
De acordo a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, o projeto acontece sempre no início da primavera e, nos mesmos moldes da Semana Nacional de Museus, cujo propósito é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço em torno de um mesmo tema. “É a oportunidade para os campistas conhecerem um pouco mais sobre a população negra e quilombola da região, tendo em vista que temos comunidades remanescentes como Aleluia, Cambucá, Batatal e Conceição do Imbé”, explica.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
- 12/03/2026 16:53:46 Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
- 12/03/2026 16:45:35 Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
- 12/03/2026 15:56:37 Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
- 12/03/2026 15:13:19 Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
1203 16h45Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
1203 15h56Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
1203 16h53Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
1203 15h13Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















