Notícia no detalhe
7ª Primavera dos Museus começa nesta terça-feira em Campos
O Museu Histórico de Campos participa da 7ª Primavera dos Museus, projeto desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Por isso, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima preparou uma programação especial dentro da temática proposta "Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”. Exposições, palestras e apresentações culturais vão marcar o evento, que começa nesta terça-feira (23) e prossegue até quinta-feira (26) no Museu de Campos, localizado na Praça São Salvador.
Nesta terça-feira (24) a partir das 10h, acontece a abertura da exposição temporária que retrata o cotidiano das comunidades quilombolas de Campos, do fotógrafo Antônio Cruz. No mesmo dia, às 18h, no auditório do Museu, Antônio Cruz e o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, curador da exposição, participam de um bate-papo sobre as histórias das comunidades da região serrana do município.
Na quarta-feira (25), às 18h, a historiadora Lana Lage vai falar sobre as pesquisas desenvolvidas com a população negra e quilombola, como a questão da formação dos quilombos na região. Já na quinta-feira (28), a partir das 17h, os alunos do grupo de teatro “Ori”, ligado à Superintendência de Igualdade Racial, vão apresentar um espetáculo em homenagem ao campista, Wilson Batista, que foi considerado por Paulinho da Viola como o maior sambista de todos os tempos.
De acordo a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, o projeto acontece sempre no início da primavera e, nos mesmos moldes da Semana Nacional de Museus, cujo propósito é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço em torno de um mesmo tema. “É a oportunidade para os campistas conhecerem um pouco mais sobre a população negra e quilombola da região, tendo em vista que temos comunidades remanescentes como Aleluia, Cambucá, Batatal e Conceição do Imbé”, explica.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/06/2026 19:11:58 Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
- 19/06/2026 18:57:37 FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
- 19/06/2026 18:16:43 Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
- 19/06/2026 17:57:25 Limpeza reforçada nos principais pontos de concentração para o jogo do Brasil
- 19/06/2026 17:36:09 Instalação do Fórum Municipal de Educação: marco histórico para gestão democrática
Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
1906 18h57FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
1906 18h16Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
1906 17h57Limpeza reforçada nos principais pontos de concentração para o jogo do Brasil
1906 17h36Instalação do Fórum Municipal de Educação: marco histórico para gestão democrática
Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
2Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
4Artesãos de Campos são destaque em programa de TV nacional
5Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
6Prefeito Frederico lança Centro + Seguro e reúne entidades de classe




















