Notícia no detalhe
Educação e ballet na segunda noite do IV Congresso de Dança
O Teatro Trianon recebeu, na noite desta terça-feira (27), mais uma etapa da programação do IV Congresso de Dança. As atividades foram marcadas pela apresentação do Grand Pas de Deux “A Escrava e o Mercador - O Corsário”, com a Cia. Circuito de Danças Clássicas Jolles Salles, com os bailarinos Ana Paulino, Jeison Lopes Gomes e Edgar Oliveira.
A palestra da segunda noite do congresso, intitulada “A dança nos processos de uma educação cidadã”, proferida por Isabel Marques, ofereceu uma visão diferenciada sobre o mundo da educação, através de processos como a alfabetização. A leitura de sons e imagens foi utilizada por Isabel, como forma de comparação com a leitura dos corpos, como no caso da dança.
A cidadania, através da inclusão e da participação de processos criativos em aulas de dança, também foi debatida. As atividades terminaram com a noite de autógrafos dos livros “Arte em Questões” e “Linguagem da Dança”, ambos de Isabel Marques, no foyer.
– Profissionais da dança, atores e estudantes de Educação Física, Fisioterapia e Pedagogia, presenciaram um encontro com uma das mais importantes escritoras do país, utilizada na grade curricular de seus cursos, em uma aula conduzida como um descontraído bate-papo – observou a chefe do departamento de Dança do Trianon, Marcia Lisboa.
Terceiro dia – o evento prossegue nesta quarta-feira (28). A partir das 8h, acontece o workshop “Corpo, dança, escola: uma proposta para sala de aula”, com Isabel Marques. A apresentação dos trabalhos científicos começa às 17h. A partir das 18h, será proferida a palestra “Elaboração coreográfica”, com Arilton Assunção. As atividades terminam às 19h30, com o espetáculo “Carmem” (adaptação contemporânea), da Cia. Faces Ocultas, de Arilton Assunção.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/06/2026 19:11:58 Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
- 19/06/2026 18:57:37 FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
- 19/06/2026 18:16:43 Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
- 19/06/2026 17:57:25 Limpeza reforçada nos principais pontos de concentração para o jogo do Brasil
- 19/06/2026 17:36:09 Instalação do Fórum Municipal de Educação: marco histórico para gestão democrática
Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
1906 18h57FMIJ: Crianças de adolescentes já participam dos serviços e programas ofertados
1906 18h16Encontro de RHs marca ações de saúde mental e cuidado com servidores
1906 17h57Limpeza reforçada nos principais pontos de concentração para o jogo do Brasil
1906 17h36Instalação do Fórum Municipal de Educação: marco histórico para gestão democrática
Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
2Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
4Artesãos de Campos são destaque em programa de TV nacional
5Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
6Prefeito Frederico lança Centro + Seguro e reúne entidades de classe




















