Notícia no detalhe
Agentes do CCZ em palestra sobre intoxicação alimentar
Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) participaram, na última sexta-feira (9), de palestra sobre Intoxicação Alimentar no auditório do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), A capacitação foi promovida pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) da Vigilância Sanitária de Campos (VISA).
A coordenadora do setor, Vivian Lanunce, afirma que o objetivo da palestra é levar educação sanitária para o público em questão e explicar sobre os cuidados que cada um deve ter no que se refere às boas práticas de alimentação.
— Simples práticas cotidianas podem causar danos irreversíveis, como doenças transmitidas por alimentos contaminados através de micro-organismos, sendo estes, invisíveis aos nossos olhos, mas se encontram em todos os lugares, disse Lanunce.
As educadoras sanitárias explicaram que intoxicação alimentar - ou gastrintestinal (gastroenterocolite aguda) - é um problema de saúde causado pela ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias (salmonella, shigella, E.coli, staphilococus, clostridium), vírus (rotavírus), por suas respectivas toxinas ou, ainda, por fungos, por componentes tóxicos encontrados em certos vegetais (comigo-ninguém-pode, mandioca brava) e produtos químicos. A contaminação pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação ou armazenamento dos alimentos.
— Quando falamos de bactérias que causam intoxicação alimentar, estamos tratando de bactérias patogênicas. Destaco que neste grupo encontra-se a famosa, porém nem tão lembrada, Escherichia Coli, popular E. Coli, nome utilizado para definir coliformes fecais. Trata-se de uma bactéria que tem como habitat natural o intestino dos seres humanos. É controlada pelo nosso sistema imunológico. Normalmente, a intoxicação alimentar pela E. Coli vem de agentes externos, como alimentos ou água contaminados por fezes, explicou a enfermeira e educadora sanitária, Samila Batista.
O gerente da Vigilância Sanitária, Elden Pereira, acrescenta que um dos principais vilões é a maionese caseira, que tem associação a casos de surto de intoxicação por meio de bactérias estafilocócica e salmonelose.
— Seu uso é proibido pelo fato da mistura ser produzida com ovo cru e leite, o que tem a propensão de gerar a bactéria salmonella, uma das causadoras da intoxicação alimentar. Só é permitido utilizar produtos que venham em sachê, porque são pasteurizados e eliminam as bactérias, não causando riscos à saúde, explica Elden.
Durante a palestra foram abordados os sintomas mais comuns da intoxicação, como náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia; além de dicas para evitar a contaminação dos alimentos, como mantê-los abaixo de 5º C ou acima de 65º C e armazená-los de maneira adequada. Pode-se utilizar como métodos de conservação o congelamento e a desidratação, por exemplo.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional