Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha normatiza atendimento na rede de Saúde
A prefeita Rosinha Garotinho assinou decreto, que será publicado nesta sexta-feira (16), normatizando a participação de acadêmicos do curso Medicina que não poderão realizar atendimentos sem a presença de um médico supervisor. “Já tinha determinado que se respeitasse essa orientação desde o ano passado, com comunicados internos às unidades de nossa rede municipal de saúde, mas agora estamos formalizando por decreto o regime de participação dos acadêmicos em nossa rede”, informou a prefeita Rosinha, que na manhã de hoje participou de vários programas de rádio, abordando o tema e que disse que não admitirá que atendimentos sejam executados por acadêmicos, no lugar de médicos.
A medida foi adotada após denúncia de atendimento médico realizado na manhã desta quarta-feira (14) por um acadêmico do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) no Posto de Urgência (PU) de Guarus. Mãe da paciente atendida pelo universitário, a diretora da secretaria municipal de Trabalho e Renda, Giselda Leão, foi quem comunicou o fato à prefeita e, sob orientação de Rosinha, se dirigiu à 146ª Delegacia Legal (DL) para registrar ocorrência. A prefeita ainda determinou a abertura de uma sindicância administrativa. O presidente da Fundação João Barcellos Martins (FJBM), Ricardo Madeira, informou que já foi instaurado processo administrativo para apurar os fatos.
- Eu estava no Rio quando fui comunicada pela Giselda de que, ao chegar à farmácia para comprar os medicamentos receitados à filha, verificou que na receita constava o carimbo de uma médica, quando na verdade quem prestou atendimento foi um profissional. Foi constatado, então, que o rapaz que prestou o atendimento era um acadêmico e que usou o carimbo da médica, uma clínica geral, que estava presente no PU, mas não na sala de consulta – assinalou Rosinha.
Para a prefeita, é inadmissível que tal procedimento ocorra, já que a conduta não é a permitida na rede pública municipal. Rosinha ainda destacou a importância da denúncia pela população. “Não podemos ficar 24 horas dentro das unidades e por isso precisamos da colaboração da população para que o governo possa atuar e corrigir os erros cometidos na Saúde. O acadêmico não é médico e não pode atender. O que ele pode é acompanhado de um médico supervisor assistir à consulta para complementar aquilo que ele está aprendendo nos livros”, pontuou a prefeita.
Enquanto participava de uma entrevista em uma emissora de rádio, Rosinha recebeu o telefonema do diretor da Faculdade de Medicina, Nélio Artiles, que se solidarizou com a decisão da prefeita, observando que a missão do acadêmico é a de aprender, com as consultas devendo ser realizadas apenas por médicos.
O decreto vai regular a relação de convênio entre a instituição de ensino e a prefeitura e regulamentar a atividade acadêmica, ou estágio, que deverá ser sempre assistido e supervisionado, pessoalmente e em tempo integral, pelo profissional médico credenciado. A normatização prevê ainda o atendimento executado na rede pública municipal deverá ser dirigido e realizado pelo profissional responsável, até mesmo para informe de diagnóstico.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















