Notícia no detalhe
HFM monitora risco de intoxicação por metanol e reforça alerta à população
Até o momento, não há registros em Campos, mas as unidades de emergência estão orientadas a notificar casos suspeitos
Nos últimos dias, os casos de intoxicação por metanol têm ganhado grande repercussão em todo o Brasil. Em Campos, no entanto, não há registro de atendimento, nem de pacientes com suspeita de ingestão da substância no Hospital Ferreira Machado (HFM), principal referência em urgência e emergência para toda a região Norte e Noroeste Fluminense, nem no Hospital Geral de Guarus (HGG) e no Hospital São José (HSJ). Ainda assim, as unidades de emergência já estão orientadas para identificar e notificar qualquer caso suspeito.
A direção do HFM reforça a orientação para que a população evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa, principalmente as destiladas, já que o metanol é altamente tóxico e pode provocar sérios riscos à saúde. Utilizado industrialmente em solventes e produtos químicos, o metanol, quando ingerido, é transformado pelo fígado em substâncias que atacam o sistema nervoso central, podendo causar cegueira, insuficiência pulmonar e renal, falência de órgãos e até a morte, mesmo em pequenas quantidades.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HFM, Christiane Ramos, a situação é recente e está sendo acompanhada de perto pelas autoridades sanitárias.
“Essa questão vem sendo amplamente divulgada pelo governo federal e estadual, e deve ser considerada como um evento de saúde pública. Estamos seguindo todas as orientações emitidas em notas técnicas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. Nossa equipe está atenta e preparada para agir caso algum paciente com suspeita seja admitido na unidade”, destacou.
A coordenadora explicou que a notificação de possíveis casos deve ser feita de forma imediata. “A orientação é notificar imediatamente tanto o Município quanto o Estado, através do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), em duas frentes: uma para intoxicação exógena e outra para evento de saúde pública. A partir dessa notificação, inicia-se uma investigação que busca identificar a origem do produto consumido, num trabalho conjunto entre Município, Estado e Ministério da Saúde”, explicou Christiane.
O diretor clínico do HFM, Hugo Calomeni, acrescentou que as equipes já estão sendo preparadas para eventuais ocorrências. “Estamos alinhados às orientações do Estado e já providenciamos os exames e protocolos necessários para o atendimento dos casos suspeitos. Também estamos em contato com a presidência da Fundação Municipal de Saúde, com a Secretaria de Saúde e com a Prefeitura para definir medidas adicionais. Não falaria em surto, mas é possível que apareçam alguns casos, e precisamos estar prontos para agir com rapidez”, frisou.
Notificação Imediata
A preocupação com a intoxicação por metanol levou a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro a publicar, nessa quinta-feira (2), a Resolução SMS nº 6592/2025, que torna obrigatória a notificação imediata (em até 24 horas) de casos suspeitos ou confirmados. A medida segue a Portaria GM/MS nº 6.734, que inclui a intoxicação exógena por metanol na lista de eventos de saúde pública de notificação compulsória em todo o país.
Assim, diante da gravidade do risco, as autoridades reforçam a importância de que a população redobre os cuidados, especialmente evitando bebidas de procedência desconhecida, e procure imediatamente um serviço de saúde em caso de sintomas suspeitos.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/11/2025 10:04:49 Hospital São José recebe visita de alunos em comemoração ao Dia do Radiologista
- 19/11/2025 09:52:26 Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
- 19/11/2025 09:37:44 Feirão de renegociação de concessionárias de energia e água tem grande adesão
- 18/11/2025 17:55:58 Trabalhadores do SUAS participam de capacitação de letramento racial
- 18/11/2025 16:19:39 HFM inicia 2ª fase de obras com reestruturação de setores e modernização de espaços
Hospital São José recebe visita de alunos em comemoração ao Dia do Radiologista
1911 09h52Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
1911 09h37Feirão de renegociação de concessionárias de energia e água tem grande adesão
1811 17h55Trabalhadores do SUAS participam de capacitação de letramento racial
1811 16h19HFM inicia 2ª fase de obras com reestruturação de setores e modernização de espaços
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central




















