Com mais de 24 mil atendimentos, o programa Social + Perto, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, comemorou três anos nesta quarta-feira (17) com diversas ações, serviços e atendimentos gratuitos para a população na Praça do Santíssimo Salvador. O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, participou do evento. Também prestigiaram a edição especial o secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho; o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; o secretário de Governo, Rui Crispim; os vereadores Silvinho Martins e Tony Siqueira, além de subsecretários.
O prefeito falou sobre a importância do programa, que já percorreu, nesses três anos, vários bairros e localidades do município, levando os serviços dos equipamentos aos munícipes que residem em pontos mais distantes da área central.
“É muito gratificante ver o sucesso do Social + Perto. Hoje o programa está na praça, mas o objetivo não é estar na área central, porque é uma região que tem muitos equipamentos da Prefeitura, facilitando o acesso da população. No interior e nas localidades mais distantes, a gente trabalha, através do “Social + Perto, para levar cada vez mais os programas e atendimentos para mais perto da população. Eu quero agradecer a toda equipe que trabalha na organização do evento e nos ajuda a construir uma cidade melhor”, disse Wladimir.
Ao final do seu discurso, o prefeito e a primeira-dama ainda entregaram um carro zero km ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Goitacazes. A aquisição foi através do Mob Suas, programa de Mobilidade de Assistência Social do Ministério da Cidadania, a partir da emenda parlamentar da deputada federal Chris Tonietto.
Desde às nove da manhã, o evento, que chegou à marca de 62 edições, ofertou para quem passava pela Praça serviços como corte de cabelo, atendimento jurídico, vacinação, aferição de pressão, informações sobre Cadastro Único, agendamento para segunda via de RG, informações sobre programas sociais, inscrição para vagas de Jovem Aprendiz, entre outros serviços.
“A gente não celebra apenas os três anos do Social + Perto, mas também mais de 24 mil atendimentos e vidas transformadas. O programa começou pequeno e hoje se tornou nesse grande movimento que faz com que a gente consiga chegar mais perto das pessoas. O nosso município é muito grande e, por conta disso, a gente tem um desafio muito grande, mas que conseguimos superar através do Social + Perto, disse a primeira-dama Tassiana Oliveira, que sempre acompanha as edições do programa.
O secretário de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, destacou a importância da pasta ao longo dos três anos de sucesso do programa. “Começamos pequenos e hoje estamos comemorando três anos e mais de 24 mil atendimentos. Nós percorremos os lugares mais longes do nosso município, como Mata da Cruz, por exemplo. Tudo isso só aconteceu porque o prefeito Wladimir Garotinho apostou e acreditou no nosso projeto. Além dele, o trabalho também acontece através do empenho de várias equipes, das subsecretarias e secretarias parceiras, CRAS e equipamentos, que fortalecem o trabalho de estar cada vez mais perto da população”, destacou o secretário.

“Seguir o lema criado pelo prefeito, que é cuidar de pessoas, é de uma alegria muito grande. O Social + Perto é um programa de grande alcance, porque são mais de 24 mil atendimentos. Muitas cidades brasileiras não têm esse número de habitantes, então são muitas pessoas atendidas com os serviços ofertados, sejam da área social, na saúde ou com orientações. Que o Social + Perto tenha cada vez mais edições e alcance ainda mais a população campista”, ressaltou o secretário de Casa Civil, Suledil Bernardino.
A moradora do Parque Cidade Luz, Marilda Pessanha Carneiro, aproveitou a edição especial do “Social + Perto” para aferir a pressão. A aposentada, que estava passando pela Praça, elogiou o atendimento. “Eu ia passar direito, mas vi o movimento e decidi parar. Quando eu soube que podia verificar a pressão, decidi entrar na fila e fui muito bem atendida. Todos estão de parabéns pelo atendimento”, elogiou.
A edição especial do “Social + Perto” contou com o apoio de outras pastas, como secretarias de Saúde, Serviços Públicos e Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Além dos órgãos municipais, a parceria público-privada fortaleceu a programação da 62ª edição do “Social + Perto” por meio de empresas e entidades que atuam no município, como a Enel, Águas do Paraíba, Sest/Senat e Fundação CDL.