A lista com os grandes vencedores do Festival Curta Campos na Escola, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, foi divulgada nesta sexta-feira (12). Esse foi o Primeiro Festival de Curtas-Metragens das Escolas Municipais de Campos e foi um grande sucesso, com participação ativa dos alunos e profissionais da rede municipal de ensino. A relação está disponível
AQUI, no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).
A premiação oficial será realizada durante o IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais na Educação, que terá início na próxima terça-feira (16), no Teatro Trianon. A entrega dos prêmios está prevista para quarta-feira (17), às 8h30.
A coordenadora pedagógica do Programa Estação Educação, Carolina Sobrinho, parabenizou o esforço dos participantes. “Parabenizamos todas as equipes vencedoras pela dedicação e talento! E deixamos uma mensagem especial para todas as escolas que participaram: cada produção é motivo de orgulho e inspiração. O importante é viver essa experiência, aprender e continuar acreditando no poder da criação coletiva. Que venham os próximos festivais e novas histórias para contar!”, declarou.
Para a diretora de Programas e Projetos da Seduct, Anna Karina de Azevedo y Oviedo, os vídeos produzidos representaram um novo olhar sobre a construção das aprendizagens, empoderando os alunos para que sejam protagonistas e transformem suas comunidades através do cinema.
Cerca de 240 equipes e mais de 1.400 alunos da rede municipal de ensino, de 40 escolas, participaram da ação. São estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais (4º e 5º), Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“A iniciativa teve objetivo de impulsionar a produção audiovisual nas escolas da rede municipal, ainda em comemoração pelos 190 anos de elevação da Vila de São Salvador à categoria de cidade de Campos dos Goytacazes. O festival buscou promover a educação midiática e a expressão criativa dos alunos, reconhecendo o poder da linguagem audiovisual como ferramenta de aprendizado e transformação social”, informou Anna.
A ação foi feita com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que inclui a educação midiática como uma competência geral a ser desenvolvida nas escolas, com o objetivo dos alunos aprenderem a utilizar as tecnologias de informação e comunicação de forma crítica e ética.
“Participar desse festival e conquistar o primeiro lugar foi uma emoção indescritível! Ver nossos alunos brilhando no Curta Campos, se dedicando e acreditando no poder da arte, enche o coração de esperança e orgulho. Esse prêmio não é só nosso, é de cada criança, de cada professor e de todos que acreditam que a cultura e a educação transformam vidas. Como coordenadora artística, só tenho que agradecer e celebrar esse momento tão especial. Pois juntos mostramos que a educação e a cultura caminham lado a lado”, comentou Simone Jardim, coordenadora artística na Escola Municipal Instituto Profissional São José, que recebeu o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais, com o Curta-metragem “Enquanto Houver Memória”.
Primeiros colocados:
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
- Escola Municipal Instituto Profissional São José
Curta-metragem: “Enquanto Houver Memória”
Ensino Fundamental – Anos Finais
- Escola Municipal José do Patrocínio
Curta-metragem: “Entre Páginas e Séculos”
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
- Escola Municipal Maria Lúcia
Curta-metragem: “Review do Filme Sob Domínio da Fé (1995)”