Cerca de um milhão de procedimentos executados. Este foi o resultado da prestação de serviços de saúde à população de Campos e região no ano de 2025 pelo Hospital Geral de Guarus (HGG). Os dados, em números reais, foram registrados pela primeira vez na história do hospital, a partir da instalação de um novo sistema informatizado que permitiu integrar todos os atendimentos, desde a chegada do paciente ao Pronto-Socorro até a alta hospitalar.
O sistema faz parte do processo de transformação do HGG que começou no ano de 2021 com as obras estruturais. Além da reforma do prédio, a gestão municipal do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito, Frederico Paes, investiu em recursos humanos e tecnológicos.
“Por mês, o HGG atende cerca de 5 mil pacientes que são avaliados e cuidados minuciosamente por nossas equipes. O número aproximado de um milhão de procedimentos reflete cada atendimento médico, captação de exames laboratoriais, de imagem, administração de medicamentos, curativos, tratamentos multidisciplinares com fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiologistas, assistentes sociais, farmacêuticos, além de outros serviços”, pontuou o diretor do Pronto-socorro, Guilherme Andrade.
O superintendente do HGG, Vitor Mussi, comemora o resultado. “Estou muito feliz e emocionado. Este resultado é o espelho da dedicação e do comprometimento de cada profissional que luta todos os dias pela saúde do paciente. É um trabalho silencioso, mas é uma entrega sem igual e o resultado está gravado aqui. Quero agradecer ainda ao prefeito e ao vice-prefeito de Campos por terem acreditado no HGG, quando chegaram a pensar em fechar o hospital. Isto prova que todo investimento valeu a pena e temos ainda muito pela frente”, vislumbrou Mussi.
A diretora clínica do HGG, Luisa Barreto, comparou os atendimentos com o ano de 2021, no período de pandemia, e antes das obras estruturais. “Comparando os números e preservando as proporções, as internações aumentaram 435% e os óbitos reduziram em 66%. Isto é significante porque reflete a importância do HGG no cenário local e regional, já que muitos destes pacientes atendidos vêm de cidades vizinhas”, pontuou Luisa.
ESTATÍSTICAS
De janeiro a dezembro de 2025, cerca de 65 mil pacientes deram entrada na Emergência. Destes, mais de 5 mil foram internados, mais de 2.500 pessoas foram operadas, a UTI registrou mais de 6 mil atendimentos clínicos e a clínica médica fez mais de 20 mil atendimentos. A Pediatria fez quase 7 mil atendimentos clínicos. Os procedimentos de enfermagem contabilizaram aproximadamente 100 mil o ano todo. O ambulatório do HGG promoveu mais de 2 mil consultas. O setor de psicologia prestou mais de 12 mil atendimentos e o de fisioterapia executou mais de 11 mil procedimentos. Já o serviço social contabilizou mais de 20 mil pessoas atendidas, entre familiares e acompanhantes. Foram realizados mais de 210 mil exames laboratoriais e quase 50 mil exames de imagem, como Raio X, tomografia, endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia, eletrocardiograma, entre outros.
PACIENTES AGRADECIDOS
Ao longo do ano de 2025 muitos pacientes externaram gratidão aos profissionais e à experiência da internação no HGG. Eles elogiaram a estrutura, o tratamento, a agilidade e a interação com a equipe. Muitos retornaram ao hospital para um reencontro.
“Fui muito bem tratada. Além de tudo, o tratamento é muito humano. Lembro com alegria que quando eu estava internada na clínica cirúrgica, recebemos a visita de um coral natalino que cantou músicas religiosas e emotivas. Eu amei essa experiência e esse cuidado com a gente”, lembrou a paciente Marlene dos Santos Pessanha.