Secretarias operacionais da Prefeitura de Campos realizaram, na tarde desta quinta-feira (21), visita técnica no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), onde será realizado o Desfile Cívico de 7 de Setembro. Durante a visita, foi feita uma checagem das adequações necessárias para a realização do evento, que este ano vai abordar o tema “Mudanças Climáticas: Causas, Efeitos e Consequências”.
A secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, fala da importância da vistoria antes de um evento grande como o Desfile Cívico.
“Viemos aqui para estudar a logística de transporte, de trânsito, ver as possíveis adaptações no equipamento, sonorização e acessos, entre outras questões, pois, por mais que a gente conheça o funcionamento do evento, tudo é muito dinâmico. O número de alunos, a quantidade de projetos, o que a gente tem para mostrar, a participação dos militares, tudo tem um dinamismo. Embora seja a mesma fórmula, a cada ano a gente tem novidades e a gente se reúne para tentar fazer o melhor espetáculo para que o público aproveite da melhor forma possível, da forma mais tranquila e mais segura”, comentou a secretária.
O tradicional Desfile de 7 de Setembro está previsto para acontecer a partir das 8h com Hasteamento da Bandeira e Revista da Tropa Militar. O tema central será apresentado por escolas, órgãos que compõem a estrutura municipal, além de forças de segurança em geral. A previsão de término do desfile está previsto para às 12h.
REUNIÃO DEFINIU DETALHES DO EVENTO
FOTO: Rodrigo Silveira
Com o tema “Mudanças Climáticas: Causas, Efeitos e Consequências”, a Prefeitura de Campos promove o Desfile Cívico-Militar da Independência do Brasil no próximo dia 7 de setembro, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Para dar continuidade ao alinhamento na organização do evento, representantes de diversas secretarias e órgãos públicos da Prefeitura se reuniram nesta quinta-feira (21) com as entidades envolvidas na festividade.
A reunião foi conduzida pela secretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro, e pela diretora regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Rita Abreu. Durante o encontro, foram passados informes sobre o percurso e ordem do desfile, quantitativo de participantes, entre outros pontos.
FOTO: Rodrigo Silveira
“Um desafio que a gente tem esse ano, que é um desafio que a gente vem aprimorando ao longo dos anos, é fazer um evento que não seja enfadonho, que as pessoas tenham vontade de assistir do começo ao fim, e que não perca o conteúdo. A gente pretende condensar sem perder a qualidade, mostrando harmonia, mostrando representatividade”, explicou Patrícia.
Rita destacou a importância do tema escolhido para o desfile. “A gente tem visto, ultimamente, essa discussão onde muitas pessoas ainda não se apropriaram desse tema e da sua importância para o desenvolvimento de todo o Norte e Noroeste Fluminense, que é o reconhecimento das nossas áreas como clima semiárido. Quais são essas consequências? O que tem ocorrido? O que pode ser feito enquanto poder público e políticas públicas voltados a esse tema? Então nada mais é acertado do que levarmos esse tema para a avenida”, comentou.
FOTO: Rodrigo Silveira
Para corroborar com o tema, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, Almy Junior, fez uma explanação sobre a situação climática da região. “Nós não estamos contra ninguém. E se o mundo não entender isso, nós vamos passar por dissabores o tempo inteiro, e o mundo parece que não está entendendo isso. O problema é a esquizofrenia global, que está na natureza humana e está na natureza do nosso ambiente. Por isso que hoje a gente fala em mudanças climáticas. Há uma diferença gigantesca e tentam imputar ao agro essa mudança do mundo. A nossa região passou por uma mudança perversa nos últimos cinco anos. Não sou eu que estou dizendo, é a ciência que está dizendo”, disse.
FOTO: Rodrigo Silveira
Também participaram da reunião representantes do Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e de outros órgãos da Prefeitura, como Secretaria de Governo, Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Fundecam, Defesa Civil, IMTT, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Ordem Pública, Assistência Social e Cidadania, entre outros. Grupos de motoclube também estiveram presentes.
As festividades da Semana da Pátria em Campos serão iniciadas no dia 2 de setembro, às 8h, com o Hasteamento das Bandeiras, na Praça do Santíssimo Salvador. E, além do Desfile Cívico no dia 7, também haverá desfile em Farol de São Tomé no dia 14, às 9h, e na orla do Jardim Carioca, em Guarus, no dia 21, também às 9h.