O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), publicou o resultado preliminar da seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. Campos ficou entre os 40 municípios selecionados do estado do Rio de Janeiro que apresentaram experiências e/ou projetos exitosos.
A relação, com 734 projetos destacados, foi divulgada na sexta-feira, 18 de julho, e pode ser acessada
aqui.
“Agora aguardaremos as informações para saber como será o processo de apresentação desse trabalho para o MEC. Atualmente, 13 escolas do Programa funcionam em tempo integral em Campos, além das 81 creches municipais”, disse a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos, Tânia Alberto.
De acordo com a supervisora de Educação em Tempo Integral, Ana Márcia Scot, o município tem investido sistematicamente em ações voltadas à alfabetização e à recomposição das aprendizagens, reconhecendo a importância de um processo educativo mais equitativo e inclusivo.
“O Programa Escola em Tempo Integral tem proporcionado aos estudantes a ampliação da permanência nas unidades escolares, onde são ofertadas atividades que promovem o desenvolvimento integral dos educandos, contemplando dimensões cognitivas, sociais, culturais, esportivas e tecnológicas. Estamos formando parcerias intersetoriais com o objetivo de ampliar o diálogo entre a escola e a sociedade, promovendo a corresponsabilidade na formação dos estudantes e no fortalecimento do vínculo entre a comunidade escolar e seu território”, destacou.
No resultado preliminar, foram selecionados 25 estados e 709 municípios, sendo 14 capitais. Todas as iniciativas farão parte do mapa de experiências, publicação que destacará projetos e práticas inspiradoras, cujo lançamento está previsto para o mês de outubro.
Além das redes de ensino selecionadas para o mapa, 25 redes terão suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas, que será publicado em dezembro; 75 secretarias participarão da rede de trocas, que vai de março a novembro de 2026; e 125 apresentarão suas práticas na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de outubro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), o edital é uma iniciativa do Programa Escola em Tempo Integral e tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral.
O programa fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Essa medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).