As obras do Palácio da Cultura estão adiantadas e previstas para serem concluídas até o final deste ano. O espaço vai se transformar no Centro Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cetec) e vai abrigar, além da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), a Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), os programas Mais Ciência, Mais Ciência na Escola, Startup Campos e Economia Criativa, além da Biblioteca Pública Municipal.
Além das atividades e serviços prestados pela FCJOL, a proposta da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) é fomentar, no local, o conhecimento e a difusão da cultura empreendedora e inovadora no município de Campos dos Goytacazes, criando, em um único lugar, um ambiente de estímulo ao desenvolvimento de ações e iniciativas.
“O Cetec será um local com infraestrutura para a consolidação da cultura favorável à ciência, à tecnologia, à inovação e ao empreendedorismo. Um ambiente que promoverá o conhecimento, sobretudo aquele gerado a partir da pesquisa básica ou aplicada. Assim como a incubação e o crescimento de empresas, incentivará a capacitação e o treinamento de pessoas, estimulará o networking entre os diversos agentes, orientará sobre captação de recursos, desenvolvimento conjunto de projetos e inovação em modelos de negócio”, explicou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto.
Nesse espaço, serão desenvolvidas capacitações para novos negócios, conexões entre os agentes de inovação para produção de redes de serviços tecnológicos, geração de mão de obra qualificada, entre outras ações que beneficiarão todo o município e as regiões ao seu entorno.
Serão várias frentes de trabalho: além de atender o público da rede municipal de ensino, por meio da Efem e outros projetos educacionais, o espaço será voltado para empresários e empreendedores inovadores, profissionais liberais, startups, estudantes do ensino superior (graduação, mestrado e doutorado); jovens do Ensino Fundamental e Ensino Médio em busca de capacitação tecnológica, pesquisadores ligados às Instituições de Ensino e Pesquisa do município, profissionais liberais da economia criativa; gestores públicos municipais e entusiastas do ecossistema de inovação.
Biblioteca
A Biblioteca Pública será um espaço destinado à democratização do conhecimento, segundo Tânia, que permitirá aos munícipes acessar mais um serviço de valorização do saber, perpassando pelos pilares da cultura, entretenimento, lazer e acesso à informação.
O objetivo da presença da Biblioteca da FCJOL no mesmo prédio que o Centro Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é fomentar a leitura entre crianças, jovens e adultos (empreendedores ou não), e convidá-los a desfrutar de um benefício gratuito, para trocar pontos de vista e desfrutar da prática da leitura como uma experiência nova, dinâmica e divertida; uma opção diferente fora da escola.
“Ao realizar atividades que promovam a leitura na biblioteca pública, promove-se também seu acervo bibliográfico e isso dá uma chance para a criação de novas possibilidades de socialização e aprendizagem contínua, além de ambientar os visitantes à atmosfera da economia criativa e inovadora”, afirmou a secretária.